A continuação da detenção dos ativistas angolanos, entre os quais o luso-angolano Luaty Beirão, foi hoje classificada como "arbitrária" pelo relator especial das Nações Unidas sobre a situação dos Defensores dos Direitos Humanos, Michel Forst.
Luaty Beirão queixou-se à mulher de dormência e formigueiro persistente nos braços, mãos e pernas. Foi na quinta-feira, após o habitual chá da noite, segundo informação divulgada na página de Facebook do activista angolano, que está há 33 dias em greve de fome em Luanda.
O líder da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) anunciou hoje a candidatura a um quarto mandato na liderança do principal partido da oposição, afirmando que vai continuar a criticar o Presidente José Eduardo dos Santos.
O historiador francês Michel Cahen, considerado um dos maiores especialistas mundiais em colonialismo português, defendeu, em declarações à agência Lusa, que o poder em Portugal nunca afrontou Angola, com exceção do antigo Presidente da República Mário Soares.
O advogado dos ativistas angolanos suspeitos de preparação de uma rebelião e de um atentado contra o presidente afirma não existirem provas que consigam "manter de pé a acusação", mas receia interferências no julgamento.
A promotora de uma petição sobre a "repressão dos direitos humanos" em Angola questionou hoje o Governo português sobre quando tomará uma posição de censura à opressão do executivo angolano.
O 'graffiter português Slap pintou no "muro das Amoreiras", em Lisboa, um retrato do músico e ativista luso-angolano Luaty Beirão, para "dar força" à luta pela liberdade de expressão, que devia ser um combate "de todos".
O regime de Eduardo dos Santos está decrépito, já tem medo da própria sombra. A oligarquia dominante em Luanda persegue agora ferozmente todos aqueles que se lhe opõem.
O deputado da UNITA Paulo Lukamba "Gato" apresentou em Luanda a sua candidatura à presidência do maior partido da oposição angolana, no XII congresso daquela formação política a realizar-se em dezembro próximo.
O Conselho Nacional dos Activistas de Angola convocou uma manifestação para os dois dias de comemorações oficiais dos 40 anos da independência de Angola, 11 e 12 de Novembro. O governador de Luanda advogou que as manifestações de solidariedade para com os presos políticos, detidos desde 20 de Junho, vão ser proibidas.