A Guiné Equatorial apresentou hoje uma queixa contra a França perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) devido à apreensão, por parte das autoridades francesas, de um luxuoso palacete que pertencia ao vice-presidente, condenado por corrupção.
O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, garante que o acordo para a pacificação do país após o processo eleitoral está a ser cumprido e que os signatários, os partido políticos, estão satisfeitos.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou hoje a assinatura de um acordo de paz entre a República Democrática do Congo e o Ruanda, que, segundo ele, abrirá “um novo capítulo de esperança” na região.
A República Democrática do Congo (RDCongo) e o Ruanda assinaram hoje, em Washington, um acordo mediado pelos Estados Unidos da América que pretende cessar conflitos no leste desta nação vizinha de Angola, que duram há décadas.
O político Venâncio Mondlane disse hoje que os pontos acordados com o Presidente moçambicano, para pacificação do país após o processo eleitoral, não estão a ser cumpridos, mas que continua disponível para essa pacificação.
Interessados em obter nacionalidade vão precisar fazer teste sobre a cultura portuguesa, e o naturalizado que for condenado à prisão pode até perder a nacionalidade. Regras dependem de aprovação pelo parlamento.
O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, pediu hoje livre circulação entre Moçambique e Portugal, aludindo à história comum, e recordou que as lutas pela independência das antigas colónias portuguesas "foram determinantes" na "emancipação democrática" da então "metrópole".
O político Venâncio Mondlane, que liderou a contestação aos resultados das eleições gerais moçambicanas de 09 de outubro, foi constituído arguido, também, na província de Niassa, na sequência das manifestações pós-eleitorais, anunciou hoje o próprio.