Quinta, 25 de Julho de 2024
Follow Us

Angola exportou 96,8 milhões de barris de petróleo bruto no segundo trimestre, mais 0,56% comparativamente ao trimestre anterior, e arrecadou 8,1 mil milhões de dólares (7,4 mil milhões de euros), segundo o Governo.

Angola continua a enfrentar riscos que podem comprometer as metas da inflação, como depreciação cambial e reajustes nos subsídios aos combustíveis, que podem levar a uma política monetária mais cautelosa, segundo analistas do Banco Millennium Atlântico.

O stock das reservas internacionais de Angola fixou-se, em junho, em 14,4 mil milhões de dólares (13,3 mil milhões de euros), o correspondente a 7,2 meses de importação de bens e serviços, anunciou hoje o banco central angolano.

O Ministério das Finanças disponibilizou, desde Janeiro último até à presente data, um total de mil milhões 419 milhões 829 mil e 603 dólares norte-americanos, que foram vendidos aos 22 bancos que operam no mercado angolano.

O saldo da balança comercial entre Angola e Portugal melhorou 24% no ano passado, para 991 milhões de euros, o valor mais alto dos últimos seis anos, nos quais tem sido sempre favorável a Portugal.

A consultora Oxford Economics estima que a produção de petróleo em Angola aumente 3% este ano, para 1,16 milhões de barris diários, tendo subido 7,5% no primeiro semestre, devido às obras do ano passado.

O economista angolano Wilson Chimoco defendeu hoje uma posição “mais energética” do Banco Nacional de Angola (BNA) para conter o aumento de preços no país, onde a inflação atingiu 31%, admitindo que as atuais taxas diretoras devem manter-se.

Página 1 de 456