Cerca de uma centena de manifestantes juntaram-se hoje, em Luanda, para pedir justiça para a jovem Belma e defender penas mais duras para crimes sexuais, mas a marcha acabou por ser cancelada por falta de autorização.
A FNLA abriu o “ano político” com a retoma da troca de acusações entre militantes e a direcção, após um número de membros divulgar, sexta-feira, uma “Declação Política”, em nome do Comité Central, na qual, além das já conhecidas acusações de violações dos estatutos, afirmam que o actual presidente do partido “não tem capacidade política para ser o cabeça de lista às Eleições Gerais de 2027”.
O Tribunal da Comarca de Viana aplicou a medida de prisão preventiva a dois cidadãos implicados no processo conhecido publicamente como “Caso Belma”.
Igrejas cristãs angolanas manifestaram hoje solidariedade para com a menor de 15 anos alegadamente abusada sexualmente e agredida no passado fim de semana, apelando a que se dê voz às vítimas.
O nome do antigo vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente voltou a surgir nos bastidores políticos como uma das hipóteses em avaliação no quadro da sucessão. segundo fontes que acompanham o processo, a ideia tem vindo a ser impulsionada pela ala de tecnocratas do MPLA e por figuras ligadas ao universo petrolífero, onde o também antigo responsável da Sonangol continua a manter influência e reconhecimento.
O Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público nomeou, através de uma resolução publicada a 11 de Dezembro em Diário da República, Luís de Assunção Pedro da Mota Liz ao cargo de coordenador do órgão junto do Tribunal Constitucional.
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) encerra 2025 em ritmo acelerado de preparação para as eleições gerais de 2027, contando com um orçamento significativamente reforçado no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2026: 243 mil milhões de kwanzas (equivalentes a mais de 260 milhões de dólares.
O presidente da FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola), Nimi-a Simbi, admitiu hoje que poderá recandidatar-se à liderança do partido, que considerou estar unido apesar de enfrentar "dificuldades".
Partidos da oposição angolana enfrentam tensões internas numa altura em que o país está prestes a entrar num ano pré-eleitoral. FNLA é acusada de sabotagem e Bloco Democrático enfrenta ação no Tribunal Constitucional.
O Banco Nacional de Angola aprovou um novo aviso que passa a regular a abertura e gestão de contas interbancárias à ordem, alinhando-as com as regras aplicáveis às contas de clientes.