O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), José Luís Domingos, sugeriu, no Lubango, ao Executivo a criação urgente de uma comissão multidisciplinar para a reforma da justiça, com os operadores do sector no centro.
As listas definitivas de classificação final do concurso público de ingresso nos tribunais de jurisdição comuns, em todo o País, já estão publicadas e muitos candidatos queixam-se de que o processo favoreceu familiares de governantes, juízes e funcionários dos tribunais, soube o Novo Jornal.
Leão XIV defendeu hoje a escolha do Vaticano em manter relações diplomáticas com Estados com "dirigentes autoritários".
A empresa malaia Karex, maior produtora mundial de preservativos, vai aumentar em até 30% os preços dos seus produtos devido à guerra no Irão e às interrupções no estreito de Ormuz.
O parlamento angolano chumbou hoje o projeto de lei sobre o Exercicio de Direito de Oposição Democrática, iniciativa da UNITA, com os votos contra do MPLA (poder), que considerou o diploma "desnecessário e inoportuno".
O deputado do MPLA, João Mpilamosi Domingos, apresentou um pedido público de desculpas ao grupo parlamentar da UNITA, na sequência de declarações polémicas proferidas durante uma intervenção recente, nas quais afirmou que, após a morte de Jonas Savimbi, em 2002, o partido no poder teria capacidade para “exterminar totalmente” a UNITA.
0 MPLA, partido no poder em Angola, acusou hoje a oposição de propalar discursos falaciosos e semear suspeições, assegurando que a estabilidade do pais "não será refém de interesses e ambições partidárias desmedidas".
A UNITA (oposição) considerou hoje "inaceitável que em Angola, "pais tão rico em recursos" se normalize a sobrevivência como modo de vida e criticou os "discursos otimistas" do executivo que "chocam" com a extrema vulnerabilidade das familias.
Deputados angolanos pediram hoje ao Governo abordagens preventivas, respeito pela vida, reassentamento dos deslocados e a reposição dos bens perdidos após as cheias em Benguela, que causaram 19 mortos e milhares de desalojados.
O procurador-geral da República, Pedro Mendes de Carvalho, afirmou, em Luanda, que a credibilidade do Estado angolano depende directamente do respeito pelas decisões dos tribunais, sublinhando que o cumprimento efectivo da legalidade é um dos pilares fundamentais do Estado de Direito.