O maior partido da oposição desafia o Executivo a convidar os seus parceiros da União Europeia (UE) a enviarem observadores eleitorais para Angola no decurso do próximo processo eleitoral que terá lugar em finais de 2027.
Os contribuintes singulares em Angola vão passar a estar obrigados a declarar a totalidade dos rendimentos, no âmbito da atual reforma do sistema fiscal, anunciou hoje o presidente do Conselho de Administração da Administração Geral Tributária (AGT).
O fisco angolano começou a testar ferramentas de inteligência artificial em 2024 e está a desenvolver um sistema próprio de análise de dados dos contribuintes, disse hoje o presidente do Conselho de Administração da Administração Geral Tributária (AGT).
O Tribunal Supremo vai renovar, pelo quarto ano consecutivo, um contrato de fornecimento de viaturas para os juízes, que custa anualmente mais de 7 milhões de dólares, verificou o Novo Jornal. Mas há mais despesa prevista para carros no Plano Anual de Contratação deste tribunal superior.
O Tribunal Constitucional (TC) prevê introduzir, este ano, soluções de inteligência artificial para a detecção de fraudes digitais, no quadro da modernização dos sistemas eleitorais e de processamento de dados, um investimento avaliado em mais de 2,4 mil milhões de kwanzas, segundo o Plano Anual de Contratação da instituição.
A Corporação Financeira Africana (AFC) considerou hoje que o Corredor do Lobito é “fundamental” para melhorar as ligações ferroviárias na África Austral e fomentar a transformação da região, deixando de ser apenas exportadora de recursos naturais.
Angola recebeu hoje mandato para dar início a consultas com todas as partes congolesas interessadas, para a criação de condições e realização do diálogo intercongolês, divulgou a Presidência da República angolana.
As autoridades angolanas manifestaram hoje preocupação com o aumento dos crimes cibernéticos, em particular burlas informáticas e clonagem de perfis nas redes sociais, como realçou o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Manuel Halalwa.
A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) na Lunda-Norte encaminhou, em 2025, três processos contra gestores públicos à Procuradoria-Geral da República (PGR), por estarem supostamente envolvidos em casos de corrupção, peculato e má prestação de serviço público.
O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, elegeu o ano de 2026, como da consolidação da Ampla Frente Patriótica para a Alternância do poder em Angola,que "vai construir pontes entre ideias e pessoas".