O Bloco Democrático (BD) veio a público desmentir informações que apontam para alegadas dificuldades políticas e jurídicas da organização no quadro das eleições gerais previstas para 2027, reafirmando a estabilidade interna do partido e o compromisso com a consolidação da Frente Patriótica Unida (FPU).
Paulo Guimarães e João Mateus, dois antigos responsáveis do Serviço de Inteligência e Segurança do Estado (SINSE) e actualmente ligados à equipa política do general Higino Carneiro, deverão apresentar-se no próximo dia 10 de Junho junto da Procuradoria-Geral da República (PGR), para responder a acusações de corrupção alegadamente sustentadas pelo próprio SINSE, instituição dirigida pelo general Fernando Garcia Miala.
O empresário angolano Carlos Manuel de São Vicente voltou a apelar às autoridades para a sua libertação imediata, alegando razões médicas, humanitárias e legais.
O jornalista angolano Reginaldo Silva contestou a narrativa segundo a qual a chegada de José Eduardo dos Santos (JES) à Presidência da República, em Setembro de 1979, terá representado uma mudança profunda na situação dos sobreviventes e presos ligados aos acontecimentos de 27 de Maio de 1977.
Mais de 200 pessoas foram detidas na província angolana do Bengo durante uma operação policial de grande escala desencadeada após o desabamento de uma mina artesanal ilegal de ouro que provocou a morte de 28 garimpeiros.
Os partidos Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Renova Angola e Partido Democrático para o Progresso – Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) negaram oficialmente qualquer envolvimento numa nova coligação política promovida pelo Bloco Democrático (BD), iniciativa que visava a criação de uma frente eleitoral para as eleições gerais de 2027.
A província angolana de Cabinda registou cinco casos positivos, entre 20 suspeitos, de infeção por vírus Monkeypox (Mpox), divulgaram hoje as autoridades sanitárias locais.
O Governo angolano deverá avançar com o encerramento dos consulados-gerais de Angola em Nova Iorque, Macau na China, e em Montevidéu no Uruguai, no âmbito de um conjunto de medidas de contenção financeira e reorganização administrativa em curso no sector diplomático e consular.
A integração do kwanza como moeda de liquidação no Sistema de Pagamentos em Tempo Real da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC-RTGS) está prevista para o segundo semestre de 2026. O anúncio foi feito pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA) durante conferência organizada pela revista Economia e Mercado, em parceria com a PwC, dedicada ao futuro da banca em Angola.
O Banco Nacional de Angola voltou a mudar as regras das transferências para o exterior ordenadas por pessoas singulares, impondo um limite anual de 150 mil dólares por ordenador, contra os 250 mil USD anteriores.