A UNITA na província do Huambo negou, esta sexta-feira, o envolvimento em actos de agressão física, que resultaram na morte da militante do MPLA, Ermelinda Luísa Nachivinda, 15 deste mês.
O Bloco Democrático (BD) dirigiu-se à nação angolana na sequência dos tristes acontecimentos ocorridos no dia 15 de fevereiro do corrente ano, na província do Huambo, envolvendo militantes da UNITA e do MPLA, que resultaram na morte de Ermelinda Luísa, militante do MPLA.
Os antigos ministros da Justiça angolano, Francisco Queiroz, de Angola, e Francisca Van Dunem, de Portugal, alertaram hoje que os direitos humanos estão em retrocesso, apelando a uma vigilância redobrada no espaço da CPLP contra o desrespeito por estes valores fundamentais.
O movimento Fúria 99 exige a libertação dos ativistas detidos desde os tumultos de julho de 2025, em Luanda, um deles sem acusação formal. O grupo alerta ainda para o agravamento do estado de saúde dos detidos.
O Ministério do Interior (MININT) anunciou esta sexta-feira, 20, que prevê recrutar, nos próximos tempos, mais de 50 mil novos efectivos para a Polícia Nacional (PN), com o objectivo de reforçar a capacidade operacional dos órgãos policiais em todo o País.
A UNITA recebeu hoje o relatório final dos observadores nacionais e internacionais que acompanharam o XIV Congresso Ordinário da organização, realizado em novembro passado. A entrega formal do dossiê de observação marca, segundo a direção do partido, um momento de reafirmação do compromisso com a transparência, a integridade dos processos internos e o respeito pelas regras democráticas.
O activista Agostinho Tchiovo, mais conhecido por “ Lito Deputado”, de 39 anos de idade, foi detido no sábado (dia 14), na cidade de Ondjiva (Cunene), pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por acusação do crime de associação criminosa, coação e devassa da vida privada.
Os magistrados constam de uma lista de juízes presidentes que haviam sido mantidos em funções durante o mandato do anterior presidente do CSMJ, Joel Leonardo, e que estão a ser substituídos pela atual direção do órgão, liderada pelo juiz conselheiro presidente Norberto Sodré João.
O ministro da Agricultura e Florestas de Angola destacou hoje, em Luanda, a "tendência de aumento progressivo da produção" em 2025, com um crescimento global de 8,6% comparativamente ao ano anterior.
A UNITA condenou hoje a alegada espionagem ao jornalista angolano Teixeira Cândido através do 'spyware' Predator e exigiu ao Ministério Público a abertura de uma investigação para apurar responsabilidades.