Cidadãos "retidos" em Luanda devido ao estado de emergência veem-se a braços para regressar às províncias de origem, no âmbito do levantamento da cerca sanitária interprovincial devido ao novo coronavírus, queixando-se da "falta de transportes" e dos preços.
A jornalista angolana, que acusou a escolta do governador da província do Namibe, Archer Mangueira, de a agredir decidiu retirar a queixa, que apresentou à Procuradoria-Geral da República, depois de um pedido de desculpas público do governo provincial.
Quando em Dezembro de 2019, o surto do novo coronavírus se iniciou em Wuham, quase ninguém pensou que se tornaria, em pouco tempo, numa pandemia que abalasse culturas e hábitos civilizacionais milenares, entre os quais a celebração da Páscoa.
O responsável por uma organização não-governamental que defende o perdão da dívida africana disse hoje acreditar que a China vá adiar pagamentos, mas defendeu alterações na forma como recursos naturais servem de colateral nos empréstimos de Pequim.
O levantamento temporário da cerca sanitária interprovincial imposta devido à covid-19 em Angola foi prorrogado por 24 horas, estando os cidadãos que se desloquem entre províncias obrigados a cumprir quarentena domiciliar, segundo um decreto presidencial hoje assinado.
Noventa e três cidadãos angolanos que se encontravam alojados na “Pensão Luanda”, no centro de Lisboa, foram transferidos neste sábado, pelas autoridades portuguesas, para um hotel onde serão submetidos ao teste do novo coronavírus (covid-19).
O MPLA e a UNITA estão a ser acusados de fazer propaganda e o aproveitamento político da situação do covid-19 em Angola. Nos últimos dias, o partido no poder e o da oposição efetuaram doações às famílias carenciadas.
A TAAG Linnhas Aéras de Angola prevê aumentar, de seis para sete, os voos humanitarios, para Cabinda, com vista a dar resposta à demanda de passageiros, que pretendem regressar às províncias de Cabinda e de Luanda.
Os dirigentes do MPLA foram impelidos pelo Bureau Político a doar 25 por cento dos seus salários para apoiar os esforços de combate à pandemia de Covid-19. Questionada sobre a bondade da medida, a UNITA revelou ao Novo Jornal que há mais de uma semana que os deputados do partido decidiram que doariam 50 por cento dos seus vencimentos.
Cada um dos 164 municípios angolanos deve contar com pelo menos um médico cubano, do grupo dos mais de 250 que desembarcaram hoje em Luanda, para o controlo e combate à covid-19, anunciou hoje a comissão de controlo da doença.