Jornalista Luis Carlos
Licenciado em Jornalismo e Ciências Sociais é Administrador do site Angola 24 Horas
Angola assinala hoje mais um aniversário da morte em combate do Dr. Jonas Malheiro Savimbi, Presidente Fundador da UNITA, ocorrida a 22 de Fevereiro de 2002, nas matas do Luvuei, província do Moxico. Passados 24 anos daquela data, a efeméride é evocada pelo partido como momento de memória, gratidão e reflexão sobre o percurso político do país.
A sociedade civil é um dos mais elevados alicerce constitucional do estado, de onde aliás, a família provém. Por isso, a sociedade civil idônea, não pôde de maneira alguma, flertar continuamente com o autoritarismo regimental sob o risco de infernizar a vida de todo cidadão.
A proposta de um “Pacto de Transição” para as eleições gerais de 2027, avançada pelo presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, introduz um novo eixo no debate político nacional: o da confiança prévia nas regras do jogo e na aceitação dos resultados. Mais do que uma simples iniciativa partidária, a ideia coloca em discussão o grau de maturidade institucional do sistema político angolano e a qualidade do seu pluralismo democrático.
Um dos grandes problemas em Angola é a falta de leitura e, para os que leem, a dificuldade de interpretação. Isso afecta directamente o desenvolvimento do país. Se alguns gestores públicos, técnicos e até juristas têm dificuldades em interpretar conceitos fundamentais, imagine o cidadão comum!