Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Follow Us
Angola 24 Horas

Angola 24 Horas

Jornalista Luis Carlos

Licenciado em Jornalismo e Ciências Sociais é Administrador do site Angola 24 Horas

[email protected]

O ex-presidente norte-americano Barack Obama condenou este sábado as operações da polícia federal de imigração dos Estados Unidos (ICE) em Minnesota, comparando-as a comportamentos observados em “ditaduras”.

Os chefes de Estado que participaram na cimeira da União Africana (UA) deixaram hoje, no encerramento, a mensagem de “tolerância zero” para mudanças inconstitucionais de governo no continente e sublinharam a necessidade de por termos aos conflitos.

Desde a introdução do multipartidarismo em Angola, em 1992, os sucessivos processos eleitorais — realizados em 1992, 2008, 2012, 2017 e 2022 — têm sido acompanhados por denúncias de irregularidades levantadas pela oposição e por setores da sociedade civil.

As eleições são, em teoria, o momento mais elevado da expressão democrática de um povo. Representam a oportunidade de escolha, alternância e legitimação do poder político. Em Angola, contudo, o debate sobre a transparência eleitoral tornou-se recorrente e estrutural.

Página 1 de 4968