Por causa das pilhagens registadas em oito províncias de Angola, nos dias 28, 29 e 30 de Julho, o governo angolano deteve os jornalistas Carlos Tomé, da Televisão Pública de Angola (TPA), e Alfredo Armando Bumba, do jornal Expansão.
Uma fonte do NJ junto de altos canais diplomáticos russos desmente a informação e diz que a Missão Diplomática da Rússia em Angola não recebeu qualquer "notificação oficial "das autoridades angolanas sobre o assunto e que nem lhes foi permitido estabelecer contacto com os detidos, MIREX diz que sim, mas não diz quando e como.
A recente detenção de três líderes de associações de táxi pelo SIC não só apanhou de surpresa muitos observadores, como também está a suscitar várias leituras no espaço público.
As delegações da agência Lusa, da RTP e da RDP foram expulsas da Guiné-Bissau, as suas emissões suspensas a partir desta sexta-feira, 15 de agosto, e os representantes têm que deixar o país até terça-feira, por decisão do Governo guineense.