Sexta, 26 de Abril de 2024
Follow Us

Sábado, 19 Abril 2014 11:07

Primeiro planeta habitável do tamanho da Terra foi descoberto!!

Nesta quinta-feira a Nasa anunciou oficialmente a descoberta de um planeta do tamanho da Terra, orbitando a "zona habitável" de uma estrela, segundo pesquisadores da Nasa, este planeta tem capacidade de acumular água na sua superfície.

É um passo significante no sentido de encontrar mundos como o nosso - disse Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica da agência espacial americana, anunciando missões futuras na tentativa de descobrir corpos rochosos próximos que possam reunir condições atmosféricas e de composição similares às da Terra.

Kepler-186f como é chamado o planeta fica no sistema Kepler-186, a cerca de 500 anos-luz da Terra, na constelação de Cygnus. O sistema abriga outros quatro planetas, que orbitam uma estrela com cerca de metade do tamanho e da massa do nosso Sol, configurando-se como uma "anã vermelha", classe à qual pertencem 70% das estrelas da Via-Láctea.

Elisa Quintana autora do artigo publicado essa quinta-feita na revista Science diz: Conhecemos apenas um planeta onde há vida: a Terra. Quando procuramos por vida fora do nosso Sistema Solar, focamos em encontrar planetas cujas características "imitem" as daqui.

Em relação aos dias de um ano no Kepler-186f, são 130 dias, outro fato curioso é que lá a energia que o planeta recebe de sua estrela é apenas um terço do que recebemos do sol, teoricamente ao meio dia lá, teríamos um cenário igual a uma hora antes do pôr-do-sol aqui.

Thomas Barclay coautor do artigo explica que esse planeta pode ser um "primo" da terra, contendo muitas características que são similar as nossas, "Estar na zona habitável não significa que este planeta é habitável. A temperatura do planeta é muito dependente do tipo de atmosfera que ele tem", conclui Thomas.

AP