Jornalista Luis Carlos
Licenciado em Jornalismo e Ciências Sociais é Administrador do site Angola 24 Horas
A proposta de um “Pacto de Transição” para as eleições gerais de 2027, avançada pelo presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, introduz um novo eixo no debate político nacional: o da confiança prévia nas regras do jogo e na aceitação dos resultados. Mais do que uma simples iniciativa partidária, a ideia coloca em discussão o grau de maturidade institucional do sistema político angolano e a qualidade do seu pluralismo democrático.
Um dos grandes problemas em Angola é a falta de leitura e, para os que leem, a dificuldade de interpretação. Isso afecta directamente o desenvolvimento do país. Se alguns gestores públicos, técnicos e até juristas têm dificuldades em interpretar conceitos fundamentais, imagine o cidadão comum!
A UNITA na província do Huambo negou, esta sexta-feira, o envolvimento em actos de agressão física, que resultaram na morte da militante do MPLA, Ermelinda Luísa Nachivinda, 15 deste mês.
O Bloco Democrático (BD) dirigiu-se à nação angolana na sequência dos tristes acontecimentos ocorridos no dia 15 de fevereiro do corrente ano, na província do Huambo, envolvendo militantes da UNITA e do MPLA, que resultaram na morte de Ermelinda Luísa, militante do MPLA.