Jornalista Luis Carlos
Licenciado em Jornalismo e Ciências Sociais é Administrador do site Angola 24 Horas
O empresário angolano, Eugénio Neto admitiu hoje ter constituído, a pedido da família do antigo presidente do Banco Espírito Santo Angola (BESA) Álvaro Sobrinho, uma empresa que, para o Ministério Público, foi usada para desviar dinheiro da instituição financeira.
Entrou em vigor, no dia 1 de janeiro de 2026, o Decreto Presidencial n.º 173/25, de 24 de setembro, que aprova o novo Regime de Avaliação de Desempenho dos Funcionários Públicos (RADFP). Trata-se de um instrumento que pretende introduzir maior racionalidade, responsabilização e cultura de resultados na Administração Pública angolana.
Quase três em cada quatro angolanos enfrentaram dificuldades no acesso a alimentos em 2023, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que apontam para uma taxa de prevalência de insegurança alimentar de 74,6%.
Um empresário angolano a cujas sociedades o Banco Espírito Santo Angola (BESA) terá emprestado 1,5 mil milhões de dólares disse hoje, em tribunal, que os financiamentos visaram a compra de terrenos em Angola, simultaneamente dados como garantia.