O subsecretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, afirmou hoje que Washington está disponivel a ajudar uma "Africa estável e próspera" com a qual possa desenvolver alianças económicas de beneficio mútuo.
Setecentos mil milhões de kwanzas (764 mil milhões de dólares), de um total de um bilião e 275 mil milhões de kwanzas contratualizados, foram arrecadados pelo Estado angolano, em 2025, no âmbito do Programa de Privatizações (PROPRIV).
O Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) anunciou uma linha de crédito de 1,75 mil milhões de dólares para a petrolífera angolana Sonangol, para apoiar as necessidades operacionais e de despesas de capital.
A política externa errática e hostil do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem levado bancos centrais do mundo a reduzir a fatia de dólares em suas reservas, com venda de títulos do Tesouro americano e aumento da participação do ouro.
O Governo angolano vai avançar com a criação da Sociedade de Desenvolvimento do Corredor do Lobito, empresa pública destinada a promover iniciativas associadas a esta infraestrutura na província de Benguela, segundo um comunicado do Conselho de Ministros de hoje.
A classificação clássica das constituições modernas e contemporâneas nas suas variadas formas de governo: presidencial, semi-presidencial, parlamentar e monarquia parlamentar, a muito que tem ganhado conotações adversas em relação a sua essência, no que tange às suas características e funções dentro da Administração do Estado.
O Tribunal Constitucional de Angola negou provimento ao recurso de Manuel Rabelais, confirmando a condenação por peculato e branqueamento de capitais e afastando violações constitucionais.
Membros do Comité Central da FNLA alertaram, terça-feira, em Luanda, ao presidente do partido, Nimi a Simbi, para o risco de sanções severas, incluindo a suspensão ou expulsão do partido, conforme rezam os estatutos, caso não convoque a reunião daquele órgão.
A UNITA esclarece que a Ampla Frente para a Alternância do Poder em Angola, que não conta com o Pra-JÁ Servir Angola, de Abel Chivukuvuku, é a reafirmação da Frente Patriótica Unida (FPU), num ambiente mais abrangente, com mais actores políticos, tendo em vista as eleições gerais de 2027.
O jurista Rui Verde defendeu para Angola uma "transição à espanhola", num processo que não cabe "a lògica de vencedores e vencidos", que marcou a época de guerra, mas sim um pacto nacional.