Sem as presenças de Xi Jinping ou Vladimir Putin, os BRICS juntam-se numa cimeira no Rio de Janeiro para enfrentar as tarifas impostas por Donald Trump, enquanto tentam ultrapassar divisões internas sobre a situação no Médio Oriente.
TC é acusado de falta de transparência e de isenção. Facilita, aparentemente, alguns na legalização de partidos. Os ‘abençoados’ são, muitas vezes, extintos na primeira disputa eleitoral da qual participam, mas, na véspera de outro processo, criam novos entes, fazendo da criação de formações políticas uma espécie de negócios.
A decisão de Angola sair da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) continua a gerar debates acesos, não só na sociedade civil, mas também dentro das próprias estruturas do poder. Num cenário de ambições políticas, instabilidade económica e pressões externas, torna-se cada vez mais evidente: esta saída foi uma manobra mais política do que económica — e está a revelar sérios conflitos internos no seio do Governo angolano.
O mundo é dinâmico, e nos últimos tempos, notamos que este dinamismo está a velocidade da luz Vivemos várias eras desde a era das cavernas, mas irei citar apenas três. A era da revolução industrial, era da telefonia móvel, e a era digital.
Urgente apelo ao Governo Provincial do Bengo e Central: Quibaxi, hoje oficialmente município da província do Bengo, conforme estabelece a Lei nº 14/24, artigo 83º, continua à margem do desenvolvimento nacional. Elevado à categoria de município com sede na cidade homônima e englobando as comunas de Quibaxe, Peredes e Coxe, este território permanece esquecido, mesmo após mais de 20 anos de paz.
A relação bilateral entre Angola e China, desde 2000 até à presente data, permitiu a construção de 100 mil unidades habitacionais no país, facto que contribuiu, significativamente, para a realização do sonho da casa própria para milhares de angolanos.
A participação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na Cúpula do BRICS, nos dias 6 e 7 de Julho de 2025, no Rio de Janeiro, mesmo na condição de convidado, representa um marco estratégico para a diplomacia angolana.
A Guiné Equatorial apresentou hoje uma queixa contra a França perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) devido à apreensão, por parte das autoridades francesas, de um luxuoso palacete que pertencia ao vice-presidente, condenado por corrupção.
O general na reserva Higino Carneiro anunciou a sua intenção de se candidatar à liderança do MPLA, defendendo a valorização das bases, o "fim da bajulação" e a renovação interna do partido no poder em Angola desde 1975.
O presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, defendeu a retirada da subvenção ao gasóleo, considerando que não terá impacto na inflação e que Angola está a subsidiar indiretamente países vizinhos através do contrabando de combustível.