Um total de 42 chefes de Estado e de Governo, africanos e europeus, juntam-se ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para participar, em Luanda, segunda e terça-feira, na 7.ª Cimeira União Africana–União Europeia.
O estado pode arrecadar mais de 4 mil milhões de dólares em função da condenação, em tribunal de primeira instância, do general Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”, antigo consultor da Casa de Segurança do então presidente da República, e das empresas do magnata sino-britânico Sam pa, cuja esposa, Madame Lo Fung, intentou uma acção judicial para recuperar o património
São muitos os angolanos que entendem que o voto favorável da UNITA poderá trazer sérias implicações políticas, que poderão fraturar futuramente a aliança estratégica que hoje existe entre o povo e a UNITA.
Nos casos em que os factos confirmem as suspeitas de fraude, o importador é obrigado a pagar o imposto e o processo segue para o Ministério Público, que vai determinar se mercadoria será libertada ou reverte a favor do Estado. Um total de 10 importadores estão sob investigação.
"A minha mensagem para as autoridades de Angola é que fizeram um bom trabalho desde 2017 para reformar a economia. Mantenham o rumo. Não percam o ritmo, porque, se desacelerarem as reformas estruturais, vão ficar para trás", afirmou Kristalina Georgieva, em entrevista exclusiva à Lusa, em Luanda.
A UNITA, maior partido na oposição, questionou hoje os resultados objetivos das cimeiras internacionais na vida dos angolanos, acusando o governo de acolher esses eventos "para esconder os problemas do país, o autoritarismo e restrições das liberdades dos cidadãos".
O MPLA considerou hoje que as cimeiras internacionais que decorrem em Angola refletem a “pujança” da diplomacia angolana, acreditando que a 7.ª Cimeira União Africana – União Europeia (UA-UE) será “proveitosa” e deverá trazer ganhos económicos para África.
A justiça belga abre investigação sobre a alegada "predação" do clã Tshisekedi na riqueza de minerais na província de Katanga: magistrados belgas exigem as declarações de renda da primeira-dama e de vários membros da família presidencial.
A capital angolana (Luanda) continua a ser a província mais populosa do país, com 24,1% (8 816 297 habitantes) das 36 milhões 604 mil e 681 pessoas que habitam em Angola, segundo os resultados definitivos do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) 2024, divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu, até Outubro do corrente ano, 8,1 mil milhões de dólares americanos, aos Bancos Comerciais, informou, esta quinta-feira, na província do Moxico, o governador do desta instituição financeira, Manuel Tiago Dias.