Sexta, 29 de Março de 2024
Follow Us

Quarta, 05 Fevereiro 2014 20:04

Julgamento de Jornalista da Rádio Despertar adiado pela segunda vez

Atitutde da polícia "é uma vergonha", diz activista de direitos humanos.

O julgamento do jornalista Queirós Chiluvia voltou a ser  adiado  esta quarta-feira numa altura em que cresce o movimento de solidariedade à favor da sua soltura.

O director da Rádio Despertar Emanuel Malaquias disse  à Voz da América que  o juiz decidiu adiar o julgamento porque a Polícia mais  uma  vez não conseguiu sustentar acusação.

Foi a segunda vez que tal aconteceu.

O jornalista foi preso no fim de semana quando tentava fazer uma reportagem no local onde detidos estavam a ser agredidos pela polícia

O responsável  Do Conselho Angolano para os Direitos Humanos, Francisco Tunga Alberto,  considera uma vergonha a attitude da Polícia.

O jornalista Makuta Ankondo diz que toda a classe devia unir-se para exigir a libertação de Queirós Chiluvia.

Entretanto a orgganização  juvenil da UNITA e o chamado Movimento Revolucionário  ameaçam realizar uma manifestação à escala nacional para exigir a  libertação  do jornalista.

Não é a primeira  vez que  as autoridades  Angolanas prendem um  jornalista no desempenho pleno da sua profissão.

Há cerca de dois anos os jornalistas   Isaac Manuel,       Rafael Marques, Ana Margoso, Coque Mukuta,   e Alexandre Solombe  tinham sido presos quando reportavam uma manifestação .

O recente relatório da Rights Watch (HRW)   publicado este ano  referiu   que  as autoridades angolanas intensificaram em 2013 a repressão para limitar a liberdade de expressão, associação e reunião e os abusos policiais e detenções arbitrárias .

Voa/A2

Rate this item
(0 votes)