Sexta, 29 de Março de 2024
Follow Us

Quarta, 17 Janeiro 2018 00:25

Raúl Danda se contradiz e dá razão a TPA?

O mais injusto nessa história de democracia em Angola que eu noto, é que, os que sempre foram maoistas. Hoje vêm a público pra dar lições de democracia. Hoje se auto-proclamaram de donos de democracia, de os que implantaram a democracia em Angola, de pais de democracia em Angola... hum, em que momentos foram democratas?

Por Manuel Tandu

Em que momento foram prós a liberdade de expressão, as liberdades fundamentais, em que momento? Em que momento foram prós ao contraditório? Em que momento na história da UNITA, alguém chegou a contradizer o mano mais velho (man mbimbi) e pude continuar a viver nas terras livres. Bem na realidade essas terras, eram terras de opressão, terras ditatoriais, terras onde a palavra do mano mais velho era sagrada, o contradizer estas palavras era um sacrilégio! Pois o man mbimbi nessas terras de opressão era um deus, era o deus mbimbi!

O mbuta muntu Raúl Danda sentiu na pele, sentiu na pele, e sentiu mesmo na pele, a fúria daquele que era pra eles o deus mbimbi nas terras opressoras, só por um triz não passou para "outra margem"... MPLA que hoje ele ofende, que vê como escória, foi este partido político que o defendeu, que permitiu que está mesma TPA que hoje ele maltrata, ofende... pra o defender, para fazer uma campanha a favor do mesmo! Quanta ingratidão da parte do mbuta muntu Raúl Danda! Mais quanta ingratidão! Mas o que esse historial tem a ver com o contexto actual. O país está vivendo a era do corrigir o que está mal e do melhorar o que está mal. Há indicadores que provam isso? Claro que há, pois a imprensa pública se adequo ao contexto, hoje até os críticos acérrimos defendem que há essa nova era na imprensa pública.

A TPA que tanto criticaram criou para uma maior abertura, adequando-se ao contexto de corrigir e melhorar. Um espaço de opiniões nas quartas-feiras, nas quintas-feiras e nas sextas-feiras, num período de 45 dias os comentadores-residentes oriundo dos três principais partidos políticos nomeadamente: CASA-CE (nas quartas-feiras), UNITA (nas quintas-feiras) e MPLA (nas sextas-feiras) emitem opiniões sobre diversas materiais.

O Deputado Raúl Danda na sua conta oficial no facebook, fez um post intitulado: "TPA E AS ABERTURAS FECHADAS". Nesse post o mesmo frisou que lhe tivera sido proposto para ser um comentador-residente na TPA. No entender do mesmo as modalidades eram seguintes: dois, temas propostos pela TPA e um tema da sua preferência. Ele diz que escolheu seguintes temas da sua preferência.

  1. O caso Fundo Soberano, com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) proposta pela UNITA;
  2. A relutância, pelo Grupo Parlamentar do MPLA, de levar a debate o projecto de lei sobre o Regime Extraordinário de Regulação Patrimonial (RERP);
  3. A grave e gravosa limitação constante da lei ainda em vigor relativamente à transmissão da sessões parlamentares.

Neste post o Raúl Danda se contradiz e dá razão a TPA, se não vejamos. A TPA disse que os comentadores-residentes iriam emitir opiniões em dois temas propostos pela TPA, e o comentador-residente deve escolher um tema da sua preferência, um tema só. A primeira questão que levanto é, o Raúl Danda apresentou um só tema da sua preferência para comentar, juntamente com os dois temas propostos pela TPA? Não! Então quantos temas que o Raúl Danda apresentou como temas da sua preferência e queria os comentar, juntamente com os dois temas propostos pela TPA? São no total três temas que apresentou, e exigiu a TPA para que comentasse esses três temas da sua escolha, juntamente com os dois temas propostos pela TPA!

Veja o quão insaciável é o Raúl Danda. A TPA apresentou dois temas ao comentador-residente, e disse ao mesmo que nesses dois temas propostos pela TPA, ele tinha que acrescentar um da sua preferência pra comentar juntos com os dois temas da TPA. Mas o Raúl Danda disse a TPA não meus senhores! Em vez de um só tema que me permitem que seja da minha escolha, eu apresento três temas da minha preferência que irei comentar. Este é o cerne da questão, lhe orientam que escolha um tema, ele diz, tenho três temas da minha preferência e vou os comentar.

Somando os dois temas da TPA e os três temas de preferência do Raúl Danda, seriam no total cinco temas! Ora, aqui o Raúl Danda pretendia com isso refazer o que estava programado. Será que o Raúl Danda com este post pretender passar a ideia que é o Angolano mais democrata de Angola!? Que é o maninho mais opositor que existe no seio dos maninhos!? Que é o maninho mais fiel a ideologia do man mbimbi, alguém que por um triz não o mandou para "outra margem"!? Que não só o mandou pra "outra margem", porque este MPLA que ele hoje ofende, fez uma campanha a favor da sua libertação, orientou a mesma TPA que ele hoje ofende para que fizesse uma campanha a favor dele, para que o man mbimbi o libertasse! Algo que depois se consumou, pois o man mbimbi o tivera liberto.

Aliás o deputado Alcides Sakala, já tem emitido opiniões aos Domingos na TPA, num espaço que faz a resenha semanal, até ao momento não veio a público maltratar a TPA, de pôr em causa a nova era na imprensa pública. Porquê só o Raúl Danda!? Quer ganhar fama procurando manchar, procurando descredibilizar um bom trabalho que está sendo feito pelo executivo, no tocante a imprensa pública!? Quer com post que publicou provar a sua fidelidade com a UNITA, pois até hoje o olham como um infiel? Enfim, se a intenção do post era manchar o bom trabalho que está sendo feito na imprensa pública, o deputado Raúl Danda acabou por se contradizer e deu razão a TPA.

Rate this item
(0 votes)