Quinta, 28 de Março de 2024
Follow Us

Quarta, 18 Outubro 2017 19:08

João Lourenço com aparência de ruptura ou pura miragem no deserto de angola

Os primeiros dias, da Administração do presidente Angolano, João Lourenço, estão  sendo marcados pela aparente ruptura, com o passado corrupto, de nepotismo/sanguinário, do ditador, Jose Eduardo dos Santos,JES,numa altura em que já assistimos ao rolar de várias cabeças importantes, de alguns seguidores imediatos de Santos,nomeadamente,Hélder Manuel Vieira Dias Junior( Kopelipa),o (famoso no mau sentido),sobrinho por afinidade de JES, Bento dos Santos Kangamba, afastado do actual círculo presidencial, a mesma sorte tiveram o outro (famoso)embaixador itinerante Luvualu de Carvalho e o jovem, habitual bajulador de Santos, Norberto Garcia, o afastamento do antigo homem forte da imprensa, de JES, no Futungo de Belas/Cidade Alta,  Adelmiro Vaz da Conceição, representam os primeiros sinais que demonstram pelo menos por agora, que o (valente presidente Lourenço) nunca será igual a JES.

Por Orlando Fonseca - Miami/Sul da Florida

Logo, o facto de JLo, haver chamado atenção, ao seu chefe da segurança pessoal, o general Pedro Sebastião, aquando da sua recente visita, a Cidade do Huambo, em virtude de várias artérias daquela cidade, haverem sido barricadas, por causa da visita do presidente Lourenço, onde o chefe de estado Angolano, protestou que gostaria de ser tratado de maneira simples e, nunca como Santos, que sempre acionava um autêntico exercito, com soldadesca armada até aos dentes a mistura, ameaçando a tudo e todos, demonstra que JLo, pretende desde já, se afastar do dos Santismo, durante a sua governação nos próximos 5 anos.

Porém, a ser assim, JLo deveria iniciar o quanto antes, um visível/solido processo, de construção de consensos, com os líderes da oposição em Angola, particularmente com os da UNITA/CASA-CE, e ou com o resto da sociedade civil, com vista a que juntos possam "melhorar aquilo que está bem, ou corrigir o que está mal".

O presidente Lourenço, deveria igualmente se lembrar, que se quiser iniciar a construção do seu legado, desde de já, que se recorde que ele JLo, representa a agora a todos os povos de Angola e, não apenas aos do MPLA, quando em condições normais o Sr presidente, a muito deveria largar o seu cartão de membro do MPLA lá na sede do seu partido.

Sendo que agora JLo, se tornou o mais alto magistrado de Angola, para logo reaver o mesmo, logo que deixasse de ser inquilino da Cidade Alta, tal como ocorre nas sociedades civilizadas, pois o chefe de estado Angolano, agora deveria ser o símbolo da defesa dos interesses nacionais de todos os Angolanos.

Quanto a luta contra a corrupção, sobre a qual  o presidente Lourenço, diz querer combater, nas sociedades do terceiro mundo, ou no caso especifico de Angola, o sistema administrativo da nossa terra, está tão  desestruturado/viciado, de tal forma, que fica extremamente difícil, mas não impossível obviamente, o chefe de estado Angolano, querer combater a corrupção antes de nos dizer clara/detalhadamente como  iria proceder, quando a actual corrupção está verdadeiramente institucional/generalizada em Angola.

Porem, como costumo ter o habito de criticar, sem deixar pistas relacionadas com os caminhos que nos levam a eventuais soluções, eis aqui algumas pistas sobre como se pode prevenir a corrupção especialmente nos órgãos de soberania de qualquer estado.

Nas grandes sociedades civilizadas, incluindo aqui nos EUA, todos os órgãos do governo Federal/estadual, local, etc., que podem ser sensíveis a corrupção, geralmente são quase sempre privatizados.

A título de exemplo, no meu estado a Florida, várias cadeias/prisões estatais, são entregues a privados para geri-las etc.

Logo os detidos/condenados, são geralmente bem tratados, sob pena do agente privado perder o seu contrato com o governo, sempre e quando surjam problemas, no que toca sua gestão, etc.

Os serviços do Departamento do seguro social por exemplo, entre várias outras agências Federais estatais, etc., também costumam ser privatizados, seguindo os mesmos parâmetros para prevenção de actos de corrupção, ao mesmo tempo que os trabalhadores são geralmente bem remunerados etc. etc.

Logo, todas as pessoas desempregadas, ou com necessidades especiais, que vivem à custa do governo Federal, etc., seus subsídios, sempre chegam para as suas contas bancarias, de maneira pontual, etc., etc., sob pena da empresa prevaricadora, contratada pelo governo, perder o seu contrato, a favor da outra mais competente, e, por aí adiante, só para citar alguns exemplos sobre os caminhos que nos podem levar ao combate serio da corrupção em Angola.

QUANTO A DIVERSIFICAÇÃO ECONÓMICA

Na verdade, o presidente: Lourenço, parece ter muito boas intenções, para a tão falada diversificação económica de Angola.

Porém o actual chefe de estado Angolano, parece apenas ter um (bom ouvido), para o efeito, porque também não diz aos Angolanos, duma maneira clara/técnica/detalhadamente, sobre como vai diversificar a nossa economia, nas presentes condições tão adversas de Angola.

Na verdade, durante o consulado de mais de 38 anos, do ditador Santos, todo o sistema eléctrico angolano, foi praticamente desativado, a favor da venda de geradores, por parte da nomenclatura do regime Angolano, etc. etc.

Por outras palavras, as famosas obras, nomeadamente da eterna barragem de Kapanda, entre outras não passaram de autenticas fontes de ganha comissões, por parte da elite dos Santistas, particularmente os seus filhos, etc., tece outro modo Angola, a muito estaria produzindo energia que sobra, capaz de ajudar na diversificação económica, com vista a industrializar a nossa terra, energia eléctrica essa, que inclusive restaria para vender aos países vizinhos etc. etc.

O actual presidente Angolano, deveria também o quanto antes impulsionar a realização das eleições autárquicas.

Porque em abono da verdade, sem elas (Autárquicas), qualquer tentativa que vise diversificar o quer que seja, no que toca a economia de Angola garanto aqui aos compatriotas, que tal tentativa, será condenada a cair num autêntico saco roto.

Porque?

Porque qualquer que seja um candidato presidencial, de qualquer pais por mais minúsculo/maiúsculo que seja, deve aprender de antemão, que são as autarquias, que realmente governam qualquer pais.

Em virtude, de serem eles (autarquias) que convivem de perto, com as populações, sendo eles, os verdadeiros conhecedores dos problemas reais dos povos.

Logo, sem autarquias, jamais o presidente da República, mesmo que seja das bananas, ou os órgãos centrais do estado, nunca poderão alocar convenientemente os recursos necessários, para tais populações, para logo depois o chefe de estado, ou governador estadual/provincial, poder pedir contas a quem quer que seja.

Porque, na verdade, eles, não teriam como pedir contas a ninguém, já que no fundo o único responsável de tudo, teria que ser naturalmente, só e, o próprio chefe do poder executivo, neste caso o presidente Lourenço, tornando-o no final do dia, o único e principal culpado, de todos os eventuais fracassos do seu governo etc. etc.

Por outras palavras, Santos, desestruturou quase todo o sistema administrativo de Angola, de tal sorte que, será necessário reconstruir tudo praticamente desde A até Z.

Para o efeito, o presidente Lourenço não se deveria dar ao luxo, tal como Santos, adoptando a antiga política de suprimir os cérebros brilhantes, que na minha opinião não faltam em Angola, os quais Santos, sempre procurou enviar para os Crocodilos do rio Bengo etc. etc.

Repito, qualquer mais alto magistrado, de qualquer pais de cuja a presidência deseja que seja bem-sucedida, deve saber reconhecer que os primeiros recursos naturais de qualquer pais, são exactamente as pessoas, (o homem/mulher desse mesmo pais).

Por outras palavras, antes dos recursos naturais do pais, primeiro vem a formação adequada do homem.

No nosso caso em Angola, o actual ensino verdadeiramente generalizado, adoptado pelo antigo presidente Santos, ensino esse, que apenas tem produzido vários Dr., muitos dos quais, são inclusivamente incapazes de escrever correctamente (até os seus próprios nomes), pessoalmente não creio que nos possa ajudar, para o urgente/necessário desenvolvimento de Angola.

Logo, o presidente Angolano JLo, deverá impulsionar uma reforma em larga escala, de todo o sistema de educação/saúde Angolanos, porque só estando saudáveis e bem-educados/formados académica/tecnicamente, etc., os Angolanos, poderão melhor tocar a nossa terra para frente.

Na verdade, muito mais poderia haver deixado aqui, como sugestões para que o Sr presidente Lourenço, possa eventualmente sair bem-sucedido, durante o seu consulado, sendo que uma presidência de Angola bem-sucedida, todos os Angolanos sairemos a ganhar.

Porem, por agora ficarei por aqui, uma vez que o ditado, apesar de ser muito antigo, porem permanece e continuará valido para sempre.

Como seja, um bom entendedor meio palavra basta.

Que Deus nos abençoe em Angola, a todos os filhos e filhas da nossa terra, incluindo o presidente Lourenço sua família/equipa de trabalho.

Rate this item
(0 votes)