Quinta, 28 de Março de 2024
Follow Us

Sábado, 23 Setembro 2017 10:51

Impunidade: Decreto de JES arquiva irregularidades cometidas por gestores públicos

Despacho publicado no Diário da República de Angola informa que a Inspeção Geral do Estado (IGAE) vai arquivar todas as inspeções realizadas nos últimos cinco anos.

A poucos dias de deixar a presidência de Angola, o Presidente José Eduardo dos Santos aprovou e permitiu a publicação de um decreto que arquiva todas as irregularidades cometidas pelos gestores públicos nos últimos cinco anos em Angola.

O documento que a DW África teve acesso é assinado pelo Inspector Geral do Estado, Joaquim Mande, e informa que, "são arquivados todos os processos da atividade inspetiva desenvolvida pela Inspecção Geral da Administração do Estado de 01 de janeiro de 2013 a 30 de agosto de 2017".

A medida, no entanto, exclui a inspeção às contas do Ministério da Saúde de 2015 e 2016, cuja a finalidade seria analisar a despesa contraída e por pagar, depois de uma denúncia do Fundo Global que dava conta do desvio de cerca de 4,3 milhões de dólares destinados ao programa de combate à malária em Angola.

 "Medida belisca a transparência"

Em entrevista à DW África, um dos vice-presidentes da CASA-CE, Manuel Fernandes, afirma que a iniciativa das autoridades angolanas belisca a transparência que se deseja dos gestores públicos.

"É um ato que vem beliscar aquilo que corresponde de facto ao exercício da função pública deste responsável. Não sei se está a fazer por uma orientação mas se for o caso, não sei porquê é que se está a esconder responsabilidades de algumas pessoas. E se for para proteger algumas pessoas isso não é positivo".

Segundo o Manuel Fernandes, a Procuradoria-Geral da República de Angola deve investigar as razões do arquivamento do referido processo. O também deputado da CASA-CE alega que a medida tem a ver com as promessas de combate à corrupção que o Presidente eleito João Lourenço, cuja tomada de posse está marcada para a próxima terça-feira (26.09.) fez durante a recente campanha eleitoral.

Manuel Fernandes diz que o facto de José Eduardo dos Santos aprovar o mesmo decreto estará a esconder processos do seu interesse. "Penso que a decisão foi tomada no sentido de poder esconder graves dossiers, graves elementos que provavelmente poderão estar envolvidos o próprio Presidente cessante".

Entretanto, em Angola os parlamentares estão impedidos de fiscalizar as ações dos governantes. Nesse país, mesmo com denúncias, as autoridades judiciais nunca responsabilizaram os gestores públicos que terão alegadamente desviado dinheiro dos cofres de Estado.

Recentemente cinco antigos responsáveis da Empresa de Água e Saneamento de Benguela e Lobito, acusados de terem saqueado mais de 60 milhões de dólares há dez anos, foram postos em liberdade depois de terem pago uma fiança. Os ex-gestores ficaram apenas uma semana detidos. A denúncia deste caso foi tornada pública em 2010. Naquela data, só foram exonerados dos cargos que ocupavam.

Vários casos de impunidade dos governantes

Para o recém eleito deputado pela bancada parlamentar da UNITA, Nelito da Costa Ekuikui, o país regista vários casos de impunidade pelo facto de não se responsabilizar os governantes que terão desviado dinheiro dos cofres estatais.

"Onde não há responsabilização a impunidade continua a reinar. Não é bom que as pessoas continuem impunes,e continuamos a penalizar aqueles que roubam uma galinha ou uma botija de gás, e proteger aqueles que adiam o desenvolvimento da nação ", alerta o político.

Ekuikui diz que a decisão de arquivar os processos que estavam a ser investigados pela Inspeção Geral da Administração do Estado visa proteger os administradores."Quem não deve não teme. Se a gestão do país fosse conduzida com transparência não haveria necessidade de se aprovar uma lei que vai proteger estas pessoas", conclui Ekuikui.

DW África

Rate this item
(0 votes)