Sexta, 19 de Abril de 2024
Follow Us

Quinta, 12 Março 2015 12:08

Cadeias coloniais angolanas oferecem melhor segurança que as pós-independência

As cadeias coloniais existentes em Angola oferecem melhores condições de segurança em relação aos novos estabelecimentos penitenciários, afirmou o diretor nacional dos Serviços Prisionais angolano.

António Fortunato, que falava à rádio estatal angolana, disse que as cadeias novas não têm o conjunto de condições de segurança, nomeadamente os três grandes níveis de muros de segurança, segundo as normas das cadeias.

"Temos as cadeias mais antigas, as chamadas comarcas, e elas representam índices de segurança objetivos, os muros, as vedações, mais impeditivas da sua transposição, ou seja, as cadeias antigas são de difícil transposição", explicou.

Face à falta de condições físicas de segurança, os serviços prisionais têm optado pela "segurança subjetiva, em que o homem é um elemento fundamental", sublinhou.

Neste sentido, o responsável defendeu melhores condições de trabalho e sociais para os guardas prisionais, com vista a permitir que seja feito "de modo motivado o seu trabalho, para que a segurança seja mais aperfeiçoada".

O diretor dos Serviços Prisionais de Angola admitiu o envolvimento de guardas prisionais em situações de evasão de reclusos, salientando que têm sido punidos os infratores e também desenvolvido um conjunto de normas para desmotivar a prática.

De acordo com António Fortunato, Angola tem uma população prisional de cerca de 23 mil reclusos, dos quais 12 mil são condenados.

A sobrelotação das cadeias é um problema que tem sido minimizado com a transferência de reclusos para estabelecimentos penitenciários do país, com condições para atividade agrícola, agropecuária e indústria.

Em finais de janeiro deste ano, mais de 150 reclusos evadiram-se de um estabelecimento prisional na província angolana de Cabinda, tendo ao fim de alguns dias sido recapturados.

O inquérito à fuga dos 151 reclusos da cadeia do Yabi concluiu que a "grave" falta de observância das regras e procedimentos de segurança naquele estabelecimento foi a causa da evasão.

LUSA

Rate this item
(0 votes)