Últimas notícias
 
 
logotipo
 
Qui, 20 de Outubro de 2011 20:42   
EUA investiga informações sobre a morte de Khadafi, UE fala do “fim de uma era de despotismo”

EUA investiga informações sobre a morte de Khadafi, UE fala do “fim de uma era de despotismo”

Sem surpresa, mas com apreensão, vários líderes mundiais reagiram às informações sobre a morte de Khadafi. O Departamento de estado norte-americano anunciou que não pode ainda confirmar a captura e morte do líder líbio, a UE fala do “fim de uma era de despotismo”.

Pouco depois de ter sido anunciado por responsáveis do Conselho Nacional de Transição líbio que Khadafi fora capturado e morto em Sirte, o Departamento de Estado norte-americano adiantou em comunicado que não podia ainda confirmar essa informação. A porta-voz da diplomacia norte-americana, Victoria Nuland, disse que altos responsáveis da Administração norte-americana e do Pentágono estavam a investigar as informações avançadas pelo novo regime líbio.

Um responsável da Administração de Barack Obama, que liderou nos primeiros dias a operação militar na Líbia, confirmou à Reuters que as informações sobre a morte de Khadafi estão a ser investigadas. “Estamos a trabalhar nisso”, disse. Ainda esta semana, na terça-feira, a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton esteve em Trípoli e saudou “a vitória da Líbia”.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apelou aos combatentes de ambas as partes para que "deponham as armas, em paz", e considerou que "este dia marca claramente uma transição histórica para a Líbia".

Na União Europeia falou-se de um virar de página e do fim de uma ditadora. “A notícia da morte de Muammar Khadafi marca o fim de uma era de despotismo e repressão”, declararam hoje num comunicado conjunto o presidente da Comissão Europeia e o presidente do Conselho Europeu, José Manuel Durão Barroso e Herman Van Rompuy, respectivamente.

“Hoje a Líbia pode virar esta página da sua história e abraçar um novo futuro democrático. Pedimos ao Conselho Nacional de Transição que leve a cabo um processo de reconciliação alargado que chegue a todos os líbios e que permita uma transição democrática, pacífica e transparente no país”, indicaram ainda os mesmos responsáveis europeus.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, considerou que "o povo líbio tem hoje uma boa oportunidade de construir para si próprio um futuro forte e democrático", enquanto o chefe da diplomacia francesa, Alain Juppé, saudou "o fim de 42 anos de tirania na Líbia, após o anúncio pelas autoridades da morte do líder deposto Muammar Khadafi". Ao sublinhar o empenho da França em apoiar o povo líbio, Juppé considerou que "o anúncio da morte de Khadafi e a queda de Sirte representam o fim de um período muito difícil, o fim de 42 anos de tirania, de um conflito militar muito duro", disse aos jornalistas durante uma viagem a Nova Deli, citado pela AFP.

Mais tarde, o Presidente francês Nicolas Sarkozy considerou que o desaparecimento de Khadafi representa "uma etapa fundamental" para a libertação da Líbia e considerou que foi aberta uma nova página na vida dos líbios, "a da reconciliação, unidade e liberdade".

A tomada de Sirte pelas forças que se opuseram ao regime do coronel é "o início de um processo levado a cabo pelo CNT para criar na Líbia um sistema democrático em que todos terão lugar e as liberdades fundamentais serão garantidas", considerou Sarkozy.

Em Itália, que teve a Líbia como uma das suas colónias e foi uma antiga aliada do regime de Khadafi, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi reagiu às informações sobre a captura do coronel ao dizer que “a guerra acabou”. E o chefe da diplomacia italiana, Franco Frattini, adiantou que “este é um grande passo em frente” e que a morte do antigo líder líbio “foi uma operação do Conselho Nacional de Transição líbio e de mais ninguém”.

“Eu não me regozijo com a morte de um homem, mas podemos considerar que este conflito terminou”, adiantou o ministro italiano da Defesa, Ignazio La Russa, citado pela AFP. “Sem a intervenção da NATO, teria havido mais milhares e milhares de mortos”, considerou, adiantando estar “orgulhoso da participação de Itália” na operação “humanitária e militar” na Líbia. O Conselho Nacional de Transição líbio foi reconhecido por Itália a 4 de Abril.

A Rússia, que se opôs à intervenção da NATO e se absteve na votação no Conselho de Segurança que abriu caminho à intervenção militar, manifestou o desejo de que esta transição conduza “à paz e a um Governo democrático na Líbia”. O Presidente Dmitri Medvedev disse que todos os que irão governar a Líbia, incluindo representantes das várias tribos, “devem chegar a acordo sobre a configuração do poder para que a Líbia seja um país moderno e democrático”.Também o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, considerou a captura de Khadafi “uma boa notícia”, e quando o CNT não tinha ainda anunciado a morte do antigo líder líbio disse esperar que este pudesse enfrentar a justiça no Tribunal Penal Internacional de Haia.

Paulo Portas espera "início de um novo ciclo"

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, manifestou a expectativa de que a morte de Muammar Khadafi seja “o início de um ciclo novo” para a Líbia.

“A confirmar-se no terreno essa notícia, espero que seja o início de um ciclo novo na vida do Estado líbio (...) em que a comunidade internacional e a sociedade líbia se concentrem no futuro”, disse Paulo Portas numa conferência de imprensa conjunta com o homólogo palestiniano, Riad al-Malki, citado pela agência Lusa.

Para Paulo Portas, esse futuro deve caracterizar-se por um novo governo líbio que “seja inclusivo”, o fim do conflito “civil e ainda militar”, “um processo de reconciliação” e uma “transição para um Estado mais democrático e uma sociedade mais livre”.

Riad al-Malki afirmou também esperar que, a confirmar-se a morte do ex-líder líbio, “a oportunidade seja aproveitada pelos líbios” e evocou a disposição da Autoridade Palestiniana, como da comunidade internacional em geral e da União Europeia em particular, “para ajudar o povo líbio no que for necessário”.

“O que queremos ver é estabilidade, paz e segurança para o povo líbio, assim como a oportunidade de avançar para um processo democrático de construção de um Estado”, disse.

PUBLICO PTEUA investiga informações sobre a morte de Khadafi, UE fala do “fim de uma era de despotismo”

Comentários

Comentar / fechar
Rainhozo
+5
 
 
Só falta mesmo o Jose Eduardo dos santos pra ser morto,porque depois de Cadaffi o ditador Jose Eduardo Dos Santos, que não quer sair do poder em angola,será o presidente em africa com mais anos no poder, e mesmo assim este ditador não quer sair no poder!!!!! José Eduardo Dos Santos por favor,vé sé ganha mais juizo,porque a tua morte já está abeira, é melhor começar a ver ja a sua situação politica,porque o sonho do povo angolano é ver a sua morte!!!!
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
SC-CG
+2
 
 
Prezados africanos da ra#a negra, a Africa branca revelou ate agora que suas ditaduras podem e foram irradicadas atraves de manifestacoes. Agora o que eh feito dos nossos paises da Africa subsariana?; o que se passa connosco os negros, nao conseguimos tirar os nossos tiranos do poder? Ate quando continuaremos parvos de passives?
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
londrino
+2
 
 
so falta o jes com a sua familia com os ministros todos do mpla gatunos de merda merecem o mesmo fim equal ao kaddafi
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
Afrikano
-4
 
 
O Movimento dos Comitês Revolucionários e os Comitês Verdes da Líbia confirmam que o líder está vivo, e que os inimigos procuram tirar proveito da desinformação que estão espalhando através da mídia ocidental.


Novamente os governantes europeus e norte-americano s estão espalhando rumores sobre a morte de Muamar Kadafi na Líbia, utilizando os canais Al-Jazeera e Al-Arabia. Segundo comunicado do Conselho Nacional de Transição (CNT) Kadafi teria sido capturado após bombardeio da Otan e assassinado por rebeldes.

O Movimento dos Comitês Revolucionários e os Comitês Verdes da Líbia confirmam que o líder está vivo, e que os inimigos procuram tirar proveito da desinformação que estão espalhando através da mídia ocidental.

O objetivo dessa campanha midiática de desinformação é agradar a imperialista Hillary Clinton, que latiu para seus cães árabes que deseja capturar Muamar Kadafi vivo ou morto.

Segundo analistas políticos da Mathaba (Centro de União dos Povos) na Líbia, o objetivo é repetir esse boato várias e várias vezes. Por um lado eles querem desmoralizar a resistência líbia que continua lutando por mais de sete meses contra forças poderosas da Otan (40 países), exércitos imperialistas e terroristas. Por outro lado, desejam atrair o líder Muamar Kadafi para uma armadilha, tentando obrigá-lo a fazer uma ligação ou chamada para obter a sua localização.
O Secretário-Geral da Organização da Conferência Internacional Popular disse na Mathaba que há também um outro objetivo dessa estratégia de Clinton e seus asseclas, que é a tentativa de perpetuar o mito de que o CNT controla toda a Líbia e que a Jamahiriya não mais existe, porque o CNT deixou claro que não pode declarar um governo, a menos que eles controlem todo o país.

A Otan, as forças armadas americano-europ eu, tem agido de forma covarde através de sua força aérea e aviões não tripulados, bombardeando a Líbia diariamente desde março, enquanto as forças terrestres formadas por traidores e mercenários estrangeiros fazem o trabalho sujo em terra. A Otan, os traidores e os mercenários estrangeiros mataram mais de 60.000 líbios até agora, mas a Jamahiriya Líbia permanece como único governo legítimo, porque está baseada diretamente no povo líbio.

O Secretário-Geral da conferência Internacional disse que "Clinton quer colocar as mãos sobre os mais de 100 bilhões de dólares de ativos da Jamahiriya Líbia que foram congelados. Ela não pode fazê-lo legalmente, nem entregar qualquer desses fundos através de qualquer estatuto legal, desde que a Jamahiriya continua de existir.

"O fato de as Conferências do Povo Líbio não terem sido convocadas a se realizar duas vezes ao ano, como era feito, deve-se ao pesado bombardeio da Otan e da falta de segurança para o público se reunir em seus salões de conferência. No entanto, em outros países ao redor do mundo, as eleições ocorrem apenas a cada 4, 5 ou até 7 anos, não várias vezes por ano como na Jamahiriya, por isso as políticas e legislação existentes permanecem em vigor, bem como as autoridades existentes, até que as massas podem convocar de novo a instância maior de poder popular da Líbia”, disse o Secretário-Geral.

Ele também afirmou na Mathaba que a Otan e Clinton estão desesperados para mostrar uma "vitória" na Líbia, por meio de uma mídia condescendente, e o CNT está ansioso para fabricar e apresentar uma "vitória" para os seus mestres, a fim de garantir mais apoio. Os líderes do CNT e suas facções já estão lutando entre si, e estão insatisfeitos com o espólio, que até agora conseguiram, devido à população armada e colocação de uma resistência feroz. Os banqueiros sanguessugas, o sistema financeiro internacional dominado por sionistas e imperialistas, são incapazes de cumprir suas promessas para com os traidores da Líbia.

Os líbios devem continuar suas manifestações de resistência, e ignorar todos os rumores, porque está confirmado que Muamar Kadafi está vivo, está bem de saúde e combatendo, e não fará aparições por razões de segurança. Um principal objetivo de Clinton tem sido matar ou capturar Kadafi, ou forçá-lo a deixar a Líbia, e nenhum dos objetivos será concedido a ela.

Mathaba Mundial
Trípoli, 20 de outubro de 2011 #

O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
Anonimo
+2
 
 
Lista secreta por ordem de prioridade divulgada por Wilkileaks a respeito dos Maiores ditadores de que o mundo se deve libertar em breve:
1. Zine El Abidine Ben Ali, Tunisia(Done)
2. Hosni Mubarak, Egito(Done)
3. Muammar al-Kadafi, Líbia(Done)
4. Bashar al-Assad, Síria; (Targeted )
5. Jose Eduardo dos Santos, Angola(Coming up next);
6. Teodoro Obiang Nguema, Guiné Equatorial
7. Robert Mungabe, Zimbábue
8. Sayyid Ali Khamenei, Irã;
9. Kim Jong-Il, Coréia do Norte;
10. Paul Biya, Camarões;
11. Than Shwe, Mianmar;
12. Rei Abdullah, Arábia Saudita;
13. Hu Jintao, China;
14. Isayas Afewerki, Eritréia;
15. Gurbanguly Berdymuhammedov, Turcomenistão;
16. Islam Karimov, Uzbequistão;
17. Raúl Castro, Cuba;
18. Aleksandr Lukashenko, Belarus;
19. Meles Zenawi, Etiópia;
20. Idriss Déby, Chade;
21. King Mswati III, Suazilândia;

O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
FILITSIATSIA
-1
 
 
E.U.A.!!! QUE PALHAÇADA E PAPELÃO.!!!
Que eu saiba, quem sempre desejou a morte de Khadafi, foram os norte americanos, ingleses e todo o bloco da otan. Agora que ele está morto ( fuzilado ou não) querem investigar a causa mortis do malogrado.!!! Se acharem o culpado, irão levá-lo a alguma corte? Onde mesmo? Em guantanamo, afeganistão, haia, washington, ou londres.!!! O pouco que sei, meses atrás, o mesmo bloco que hoje quer saber das condições em ele (Khadafi) foi morto, emitiu (até a onu !!!) um mandanto de captura vivo ou morto Para o mesmo. Aí eu digo: QUE BLOCOZINHO DE DUAS FACES HEIN? Por favor, não nos façam de palhaços...Temos memôria e não é curta....
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
 
 
 
 
 
 

Facebook

 

Debates & Debates

O MPLA e as mentiras sobre o “4 de Fevereiro”

News image

As pessoas apresentadas hoje como nacionalistas, eram na verdade delinquentes, gatunos e violadores de mulheres...

More in: Debates & Debates

Africa & Mundo

Barack Obama vai visitar Senegal, África do Sul e Tanzânia em Junho

News image

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai visitar Senegal, África do Sul e Tanzânia entre 26 de junho e ...

More in: Internacional

Desporto

FC Porto campeão português de futebol pela 27ª vez

News image

O Benfica, que precisava de vencer e que o FC Porto não o conseguisse para somar o seu 33º titulo, ganhou em casa ao Moreirense por 3-1, com tentos do ...

More in: Desporto

Saúde & Ciência

Ranking Africa: Nenhuma universidade Angolana entre as "100 Melhores" de África

News image

O ranking de 2013 das 100 melhores universidades de África publicada nesta terça-feira, pelo o site International Colleges and Universities (ICU) não confirmo nenhuma a Universidade Angolana entre as 100 ...

More in: Saúde & Ciência

 
 
Copyright © 2013 Angola 24 Horas - Todos os direitos reservados (Grupo Media vox populi)