Últimas notícias
 
 
logotipo
 
Qua, 29 de Junho de 2011 01:05   
Makuta Nkondo - 14 tipos de fraudes eleitorais
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Notícias - Política

makuta nkondo 7432Em Angola, prevê-se a realização das eleições gerais atípicas (presidencial e legislativa) para 2012.

Se tudo correr como se prevê, dentro de aproximadamente um ano, o povo angolano vai escolher simultaneamente os seus representantes no Parlamento (deputados) ao mesmo tempo o Presidente da República que será o número um ou a cabeça de lista do partido que será mais votado.

Por isso, recomenda-se para que os eleitores saibam quais são os principais tipos para roubar os votos do povo. Esses tipos principais são catorzes e estão na base das monumentais fraudes eleitorais que se registam em África.

 

O Mundo sabe que a maioria das eleições em África não é democrática. Os processos eleitorais sendo falsos a partir da sua organização, deles resultam escrutínios não credíveis.

Eis, a seguir, os Catorze tipos de fraudes eleitorais mais correntes que estão na base desta situação:

 

Primeira fraude:

Fraude por uma desorganização: Lei eleitoral

A Organização e o desenrolamento das eleições são regidas por uma regulamentação dita “A Lei eleitoral”. Da elaboração justa desta (lei eleitoral) depende o carácter justo e honesto das eleições. Acontece frequentemente que  o legislador utiliza a lei eleitoral  para favorecer tal partido ou tal candidato e assim uma fraude legal. Por exemplo: “Para eliminar um bispo católico da corrida presidencial, o autor da lei eleitoral coloca como condição prévia para ser candidato presidente da Republica, deve ser casado oficialmente e ter filhos”.

Esta disposição será inatacável se ela eh já legal.

Para descobrir as fraudes legais, eh preciso fazer bem a leitura da lei eleitoral. Para contornar estas fraudes, eh preciso exigir uma lei justa e rejeitar a injusta. E eh bom que antes da realização das eleições.

 

 

Segunda fraude eleitoral:

Fraude por uma ma Comissão Nacional Eleitoral (CNE):

A melhor maneira de organizar a fraude legal das eleições é a de criar uma Comissão Eleitoral conflituosa. Instituindo comissões eleitorais que não respondem às exigências da democracia e ah jurisprudência eleitoral, as classes políticas africanas preparam as fraudes às eleições.

Sabe-se que existem dois tipos de eleições: eleições periódicas e eleições não periódicas. As eleições periódicas são aquelas que são organizadas regularmente depois de cada intervalo de tempo dado num país sem conflitos políticos e que têm instituições estáveis e governos legítimos. Eh o caso das eleições que tiveram lugar na Inglaterra, Franca, Estados Unidos da América (EUA), etc. As eleições não periódicas são as que intervêm em condições muito excepcionais num país que regista conflitos sociopolíticos. Trata-se de eleições  cuja organização eh decidida na sequencia de um cessar-fogo, acordos políticos particulares ou de uma conferencia nacional.

A estes dois tipos de eleições correspondem dois tipos de comissões eleitorais.

As eleições periódicas são organizadas por uma comissão eleitoral tradicional que eh o governo, que age através do ministério do interior.

Seguindo as estratégias políticas, a comissão nacional tradicional pode mudar-se em comissão nacional eleitoral independente, comissão nacional multipartidária ou comissão nacional das eleições. As eleições não periódicas são organizadas por uma comissão eleitoral independente.

Uma ma comissão eleitoral eh um meio seguro de fraudes eleitorais.

 

Terceira fraude:

Fraude por uma desorganização do escrutínio:

Implicados numa lógica de fraude, algumas assembleias de voto podem passar instruções da lei eleitoral  e organizar o escrutínio a sua maneira, com o objectivo de favorecer seu partido ou seu candidato. Isto nota-se por uma ma  organização de assembleia de voto caracterizada pela insuficiência e a falta de alguns materiais eleitorais tais como urnas, boletins de voto, fotos dos candidatos, etc.

A realização das eleições constitui o acontecimento político mais importante do país. A sua preparação deve ser feita com muita seriedade. A negligência deve ser evitada. Nestas condições, a insuficiência ou a falta de materiais eleitorais numa assembleia de voto só pode ser entendida como um meio de fraude eleitoral em detrimento dos candidatos que se combate.

Qualquer má organização de uma assembleia de voto é uma maneira organizada de fraude nas eleições. Os eleitores devem combater esta situação.

 

Quarta fraude.

Manipulação dos boletins de voto:

Em certos círculos eleitorais, sobretudo nos meios rurais, os agentes corrompidos das assembleias de voto podem manipular os boletins de voto se não forem vigiadas. Se eles (agentes corrompidos) sentirem-se muito livres para operarem, podem preencher muitos boletins de voto a favor do candidato que lhes teria corrompido. Eles podem encher as urnas com boletins de fraude.

Os eleitores e os observadores das eleições devem assegurar uma fiscalização todos azimute.

 

Quinta fraude:

Exploração da ignorância dos eleitores:

Em certas assembleias de voto apresentam-se eleitores que acusam fraquezas num domínio ou num outro. Em vez de ajudar estes eleitores a votarem bem apesar da sua deficiência, alguns agentes eleitorais exploram esta (deficiência) para favorecer um partido corruptor. Assim, por exemplo, um eleitor analfabeto pode pedir ah assembleia de voto para preencher para ele o boletim de voto segundo a sua própria escolha. Se a assembleia de voto é corrompida, pode aproveitar-se da fraqueza  deste eleitor analfabeto  para preencher o boletim a favor de um candidato diferente da escolha do eleitor analfabeto.

Acontece as vezes que os agentes eleitorais obrigam os velhos, cegos ou analfabetos a votarem num partido ou candidato diferente que não é do eleitor.

 

Sexta fraude

Fraude pela tinta indelével visível

Para evitar o voto duplo, os organizadores das eleições as vezes aplicam sobre um dedo do eleitor tendo votado , uma tinta indelével visível. A tinta não se apaga 48 horas depois. Mas par roubar as eleições, certos partidos políticos utilizam químicos. Estes manipulam a fabricação da tinta e diminuem seu teor de inacessibilidade de maneira que alguns minutos depois do voto, os eleitores implicados no esquema da fraude possam lavar a tinta e apresentarem-se numa outra assembleia de voto para votar uma segunda vez, depois uma terceira, etc.

 

Sétima fraude

Manipulação das urnas durante a deslocação (transporte das urnas)

Se a contagem dos votos não se faz na assembleia de voto imediatamente depois do escrutínio, eh preciso transportar as urnas ao centro de contagem dos votos localizado algures.

Esta deslocação constitui um perigo. Entre a assembleia de voto e o centro de contagem dos votos. As urnas podem ser trocadas, desviadas ou destruídas por pessoas engajadas a faze-lo.

A melhor terapia eh de transformar directamente a assembleia de voto em centro de contagem dos votos.

 

 

 

Oitava fraude

Fraude durante a contagem de votos

Se não houver fiscalização seria, os oficiais de contagem de votos corrompidos podem realizar uma ma contagem. Eles podem por exemplo contar uma vez para o candidato A. Enquanto o boletim de voto assinala que esta vez cabe ao candidato B.

Esta fraude eh combatida pela fiscalização durante a contagem dos votos.

 

Nona fraude

Baralhar as cifras na publicação dos resultados:

Durante a publicação dos resultados das eleições, o homem encarregue desta responsabilidade – porta-voz da comissão eleitoral – pode publicar resultados diferentes daqueles que saem das urnas. Se o candidato A obteve %1% e o candidato B 49%, o chefe do poder organizador pode , ao publicar, dar 51% ao candidato B e 49% ao seu adversário. O objectivo visado eh uma fraude para derrotar o candidato A.

Este modo de fraude eh combatida pela contagem de votos e a publicação paralela.

 

Decima fraude

Cumplicidade da justiça eleitoral durante os contenciosos

Um partido ou um candidato que considera que os resultados que obtiveram nas eleições foram modificados na sequência de uma fraude, pode recorrer junto da justiça eleitoral. Se a justiça eh cúmplice na fraude, o partido ou o candidato queixoso não ganhara a causa.

Para combater essa fraude, eh preciso exigir um conselho eleitoral especial (em vez de tribunais clássicos) para resolver os contenciosos eleitorais.

 

 

Décima primeira fraude

Voto dos eleitores irregulares

Uma outra forma de fraude eleitoral eh de permitir o voto dos eleitores irregulares (os estrangeiros, os menores de idade, os militares, os presos).

Esta fraude eh combatida pela organização, antes das eleições, da identificação dos nacionais e do recenseamento da população.

 

Décima segunda fraude:

O Gerrymandering

O gerrymandering assim denominado referindo-se ao nome de Elbrige Gerry (1744-1814). Governador do Estado de Massachusetts (EUA) quem, graças à cartografia eleitoral injusta, favorece uma vez o seu partido durante as eleições senatoriais, eh uma manobra politica que consiste em roubar às eleições por uma ma corte das círculos eleitorais.

Partindo dos textos eleitorais, pode criar-se muito poucas círculos eleitorais numa província do país favorável a tal candidato ou tal partido que se quer combater quando se as multiplicam nas províncias desfavoráveis a este candidato ou partido. Se por exemplo esta fraude eh dirigida contra o candidato A do partido Y, esse último terá poços assentos no parlamento, não totalizara o número de voto preciso para aceder ah presidência do país.

Para evitar esta fraude, é preciso exigir uma corte eleitoral justa. Aqui, convêm, alem da noção mesmo de representação política, que haja um número de deputados igual para um número de habitantes igual. Noutros termos, os círculos eleitorais devem ser cortadas tendo em conta o número de habitantes. Todos os círculos devem ter quase o mesmo número de habitantes.

 

 

 

Decima terceira fraude:

Fraude por computador (informática):

Desde alguns anos, certos países como a Franca utilizam o computador para a publicação  dos resultados das eleições. Em alguns outros países, políticos não seguros deles mesmos utilizam os computadores para roubar as eleições falsificando os resultados. Pode-se, na publicação dos resultados, instalar no computador um programa falsificado com antecedência. Para as eleições presidenciais por exemplo, pode programar-se de maneira que se o candidato A do partido X tem um voto, seu adversário B do partido Y tem automaticamente três (principio do jogo de quem perde ganha). Assim seja qual forem os resultados obtidos por cada um dos candidatos, B terá em definitivo o triplo do seu adversário A. E se A obtêm 25% dos votos, B terá 75%.

Num país como Angola considerado como um epicentro de fraudes eleitorais  e de desonestidade dos actores políticos, eh preciso tomar precauções para prevenir este tipo de fraude eleitoral.

 

Decima-quarta fraude:

Fraude por depuração étnica

Para obter a derrota nas eleições de um adversário temível, pode organizar-se a exterminação da sua base política, dos eleitores que lhe são favoráveis por uma operação de depuração étnica. Isto descobre-se através da leitura da história política e social do país.

Para contornar esta fraude ah distancia, eh preciso traduzir em justiça o instigador dos massacres, julga-lo. É preciso falar publicamente, suficiente e longamente do seu mal para que seja vomitado pelos eleitores e que perca ele também as eleições.

 

(Décima quinta Fraude) – Registo eleitoral de estrangeiros, menores de idade e sem censo populacional

Realizar registo eleitoral, sem previamente efectuar um censo populacional para saber o tamanho da amostra da população que vai à eleição e registar estrangeiros e angolanos menores de idade para e pessoas sem Bilhetes de Identidade (BI) ou qualquer documento oficial que prova a sua nacionalidade angolana, é também uma fraude eleitoral.

 

Bibliografia:

MBEGU, pp 47-51, dossiers jeunes nº68, Revue de pastorale des jeunes Bureau Diocesain de Catechese, Lubulbashi, 1995.

 

Por Makuta Nkondo

SIKAMA (Acordar, Despertar)

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.    

 

Makuta Nkondo - 14 tipos de fraudes eleitorais

Comentários

Comentar / fechar
Dr mandavid
-14
 
 
Eu só gostria de saber, se este homem do Makuta desdentado Nkondo, ganha eleições em qualquer país? Vocé não é só feio, és um ordinario matumbo. Porque que foste parar na unita? O MPLA, não te precisa e vai ganhar as eleições. Eu as vezes quando te vejo, me da vontade de te cúspir na tua cara feia. Vocé mesmo a concorrer com o Juca da Ilha, tu não ganhas. O senhor Makuta desdentado Nkondo, não tem carisma e fica a levantar questões banais de ordem tribal e customes da tua região para levantar polemicas.
Eu senhora Makuta desdentado Nkonde, não acho o que dizes, tem algum valor, porque as coisas hojé são dinamica e não vamos ficar aqui a falar do teu avó, como se fosses o unico Bakongo que sobrou na face da terra. A Fraude, só existe na tua cabeça, porque vocé não tem chance de ganhar. Vai só na selva concorrer com o pessoal da laia. Depois, o senhor, Makuta desdentado Nkondo, é um impostor vigarista, eu falo na qualidade de verdadeiro herdeiro e Príncipe do trono Kongo. Quem é o seu pai? Qual é o nome dele?
O Sr viveu em casa do meu avó sim, e foi là onde aprendeu tudo que sabe sobre as origens e os costumes do reino Kongo. O sr é tão bom orador que impressiona todos aqueles que não estão iniciados aos nossos costumes e a alguns ignorantes que por falta de pesquisa acreditam naquilo que diz. Deixe-me dizer-lhe que na verdade se o sr é primo do meu avó então está a confundir tudo, porque nesta casa onde o sr cresceu ( a casa do meu avó ) a única pessoa que era herdeira do trono Kongo era a minha avó materna (a mãe do meu pai ) e não o meu avó que de facto é seu primo, na verdade ele só era chamado Príncipe porque era casado com uma princesa herdeira do trono Wene Wa Kongo, isto quer dizer que na nossa tradição o meu avó teria assumido a função de rei no lugar da mulher dele! O Sr sabe que os verdadeiros herdeiros do trono são os Pinnock filhos da minha avô, mas o único rapaz nascido da união de ISABEL LAIDY e JOHN PINNOCK era o meu pai JOHNNY EDUARDO PINNOCK hoje falecido, então segundo os nossos costumes o sr pensou que já não havia nenhum herdeiro legítimo, engano seu... pois segundo as tradições BAKONGO os filhos do JOHNNY EDUARDO PINNOCK são os verdadeiros herdeiros do trono Wene Wa Kongo, porque é que o senhor nunca disse que era herdeiro do trono Kongo quando o meu pai estava vivo? Eu tenho conhecimentos sobre as minhas raízes que ficaria espantado se falasse comigo! Dou-lhe um conselho sr Augusto Pedro não brinque com a Historia de todo um povo para a sua vaidade!
Aviso à todos aqueles que seguem o sr makuta nkondo: Ana landa e landu Ngeye mpe kitukidi lau! (se andares com um louco, também acabas por ficar louco.
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
SOFREDOR
-8
 
 
Não sei se entendi bem,... afinal o Dr mandavid é BAKONGO?
É por isso!!!
Sempre me disseram que BAKONGO NÃO PRESTA!!!
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
100%Langa
+3
 
 
Makuta e JES, um ao outro candidatar. eleicoes livre e transparente sem fraude, O`h meu!!! o makuta ganha pah.

Tudo Makuta falou é verdade e continuara ser a verdade, Makuta seja ele trabalista, o rascista como muito diz, mais se for por a causa de angola, o rascimos dele e tribalismo dele é muito bem vindo.

Ninguem aceita ser governado e mandado pelo um estrangeiro na sua propria terra, quem lhe da! o BI, Pass, Certidao, cedula é um estrangeiro como que isto, isto é um risco os outoctone desaparecer um dia, Oque makuta faz e diz tem toda razao, quem nao gosta isto sao os estrangeiro infiltrado de angolanos.

mais os puro angolano gosta de escutar o makuta e ouvir lhe. as palavra do makuta so encomoda os estrangeiro, nos os 100% nao. Angola é um Pais ocupado, por isto desaparece milhoes no banco roubado pelo estrangeiros.

quem fica incomodado no que Makuta diz por favor abandone angola e vai na tua terra de orgim, ja andamos fato de voces, assim como os Tuga, Cabo verdianos, Brazileiros, guinnes, Sao tomense, Mosambicanos e timorense nao vao aceitar o Angolano general, ministro, o mesmo ocupar uma pasta chave na sua terra, é como nos tambem nao podemos aceitar, isto nao tem nada aver com tribalismo o rascimos, isto é uma alerta que os outortone pode vir tornar escravos, e os ocupante invade o pais como hoje em Angola, os outoctone estao ser vitima da mizeria, roubo, pobreza, que vive na casa de lata, bebe agua do tanque, come mal, nao tem educacao, saude, os estrangeiro contaminaram o povo na corrupcao. etc.

Volto a repetir, voces estrangeiros pode registir como for, mais vao cair os outoctone vecera.
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
A g i t a d o r
-2
 
 
Vais morrer de velho e frustado se esperas isso um dia nesta terra ! Palavra de pula Angolano pai de latons, muito mais amantes desta terra e de todo o seu Povo que todos os matumbos da tua laia juntos ! Vocês amam é o ódio e a maldade, seus xenófobos cobardes e nojentos, de Política não percebem népia, se Civilidade muito menos, Humanismo então é ZERO elevado a ZERO ! Ou nos matam OU QUÊ, filhos da caixa !
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
BIBI
+9
 
 
oh sofredor o Dr MANDAVID n è bakongo ele è das lundas sul ou norte,Nos bancogos n keremos lixo tipo Dr Mandavid
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
SOFREDOR
-6
 
 
Não sei se entendi bem,... afinal o Dr mandavid é BAKONGO?
É por isso!!!
Sempre me disseram que BAKONGO NÃO PRESTA!!!
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
sofredor tens razão
-9
 
 
Os bakongos e os sulanos não prestam pra nada!.!Os de malanje e cuanza norte é k são boa gente.
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
Rainhozo
+6
 
 
Makuta estámos contigo em angola é mesmo assim,quem fala a verdade é inimigo de toda agente.
por isso mesmo concordo com o mais velho macuta condo,e não só o MPLA já começou com a sua campanha,aviso a todos os partidos da oposição,os gatunos do MPLA e JES já começaram a fazer a sua maldita campanha de corrupção.
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
londrino
-4
 
 
A proxima semana vou para angola,espero tirar a minha virginidade porque nunca fiz sexo com uma mulher,estou ansioso para fazer sexo pela primeira vez na minha vida espero que tiro a minha virginidade esta vez.
estou cansado de exacular todas as noites quando vejo o rabo das minhas primas,por isso tenho que fazer sexo quando passar ferias em angola.e uotra coisa ainda não fui sircuçizado!!será que elas gostam de homens assim ?? kinhugas...?
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
londrino
-4
 
 
A proxima semana vou para angola,espero tirar a minha virginidade porque nunca fiz sexo com uma mulher,estou ansioso para fazer sexo pela primeira vez na minha vida espero que tiro a minha virginidade esta vez.
estou cansado de exacular todas as noites quando vejo o rabo das minhas primas,por isso tenho que fazer sexo quando passar ferias em angola.e outra coisa ainda não fui sircuçizado!!será que elas gostam de homens assim ?? kinhugas...?
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
londrino
+2
 
 
o dr mandavid seu viado estais a gostar muito do meu nome ou e por ser mais bonito que tua cara feia este teu show nunca vai me ofender
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
kiambote
+4
 
 
pessoas como voces nao deviam ter acesso a este portal os vossos comentarios racista tribais e xenofobos deviam ser retirado de emediato do ar. Voces nada tenhem pra dar ao país com este tipo de pensamanto seu s atrasados gentios.
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
Cao Coco Corobo
-2
 
 
è bom saber diferencar as coisa, pessoa como Makuta Konde encontramos eles bwe na alemanha, Franca, austria, suica, noruega, russia, Filandia ate muito deles ja passaram no poder o estao no parlamento, este pais acabei de citar ate mata o estrangeiro caso te apanha distraidamente o no sitio isolado, este groupo da gente sao aceito as sua opiniao na sociedade deste Pais e sao ainda mais radical que Makuta Nkonde e outro que tenta defender os genuino.

isto nao é logica o estrangeiro chegar ate ponto que se chega em angola, aqui nao estamos falar da raca, para chamar alguem de rascista, mais estamos falar dos estrangeiro, seja ele preto, franco, mestico etc, basta ser estrangeiro, nao tem mae ne pai de orgim angolana é estrangeiro.

e sao gente importado, nasceu e cresceu em cabo verde, Portugal, brazil, saotome, chega em angola por influencia do tio, irmao etc, ocupa a pasta que nao pode o cupar, o ganha uma bolsa de estudo pagou pelo governo de angola ate que acabar. nao é aceitavel é inaceitavel.

o outro ja disse ai, se nos Pais deles nao aceitar o Angolano exrcer o gargo importante por ser Angolano, o por nao ter nacido no pais dele, o por ser de pai e mae angolano, entao porque em angola tiinha que ser aceito, isto em toda parte do mundo é assim.

nao ouvira a historia do angolano na alemanha, so saiu na placa da publicidade do CDU, foi ameancado da morte estava sub protecao da policia, ouve manifestacao que os Alemao negaram que nao pode. mais em Angola nao é caso duma pessoa é de muito, temos bixa dos entrangeiro no governo, gente que nao soubemos dele, da onde vieram, que lingua e dialeto deles, de que povo de angola pertence, quem sao os seu avo, para qualquer pais civilizado isto é um risco e nao tem nada aver com racismo, porque o racismo é tratado pela core da pessoa, esta gente se identificar quem sao eles, realmente nao vai aver problema.

Oque adimira esta gente rouba dinheiro para enviar em cabo verde, portugal, brazil, sao tome, mais quando os cabo verdianos, Tuga, Saotoemnse e outro vao roubar para enviar em angola? porque la nao tem angolano na pasta chave, se tive-se tambem roubava para enviar na sua terra natal que angola, mesmo com tanto exemplo sempre quere tratar de makuta de racista, tribalista, quem ordenou os bacongo era canibal, foi makuta, quem ordenou os da Unita, bailundo e Bacongo seja massacrado em 1992 era Makuta, tenha la maze juiso pah.
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
N'Sakubanza
+3
 
 
Para senhor sofredor.
Meu caro nao esperas que alguem te diga a verdade mais sim tu mesmo procuras conviver com os bakongos e veras a grande diference.
Pois fiques a saber, que os bakongos sao muitos humanos a amarosos ao seu proximo.
O seu informador e aquele que odeia os bakongo na falta do sucesso para singrar a vida dele.
Se tiveres duvida? vais ao um bakongo(a) pedir ajuda, e depois vais a um kibumdo ou doutra provincia e depois compares as suas conclusoes.

Aquele abranco,
N'Sakubanza
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
A g i t a d o r
+2
 
 
Mas COMO se quem se recusa a conviver com outras raças e até etnias são mesmo os Bakongos, precisamente cá fora na Diáspora, juntam-se mais depressa aos Congoleses que aos Angolanos, é mentira por acaso ? Os da Bélgica então são os piores, aquilo é mais Langas que outra coisa ! Verdade seja dita, também conheço muitos doutras etnias que evitam consciente e até inconscientemen te relações próximas com os outros, mas depois são os primeiros a dizer que os outros são isto e mais aquilo ! E não me venham com conversas pois até na minha família infelizmente também há gente dessa...

Será que na altura dos nossos netos já se sentirão todos Angolanos por igual ? Deus queira, mas por este caminho não sei não...
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
tchetche kungamika
+5
 
 
o dr. mandavid é um autêntico ndati
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
mena munzimbu
+3
 
 
matumbo david mpla noca ganhar eleicos pela ou povo. angolano nos sabi isso eu pranco mpla sao mafia
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
Valde
+5
 
 
Sr Makuta, gostei da passagem: "....Angola considerado como um epicentro de fraudes eleitorais e de desonestidade dos actores políticos....."; BRAVO! Eu sou bakongo, e quanto ao Dr. Mandavid, tenho a dizer que ao ler seus comentarios acabo de descobrir que eh e constitui indubitavelment e um vexame para todos no's bakongos! Longe de imagir que tamanha estupidez pudesse provir de um bakongo; Isso me leva recordar uma frase de um amigo meu que dizia: No's os bakongos podemos ser ,ao extremo, tudo que quizermos ser: Grandes intelectuais e extraordinarios e espatuculares matumbos e Dr. Mandavid eh o exemplo desse ultimo sem duvidas! Dr. Mandavid eh o epicentro da estupidez na africa subsariana. Conseguiu ser famoso por isso! Que vergonha!
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
Eddy
+3
 
 
Mandavid nao sabe nada. O Sr Nkondo falou a verdade e esta verdade vai despertar as pessoas
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
Mbule
+2
 
 

é muito triste assistir esta peça que não é comentario. alguma coisa contra um homem como este deputado deve ser tratada em forum proprio. este espaço é de gente educada. a verdade do deputado enche de odio, raiva e inveja para os lambebotas que veem o baluarte a desmoronar. tudo o que disse sobre o deputado acabou por sujar-te a ti propio. é muito triste ver alguem que fez esforço de investigar e apresentar o seu parecer sobre a tipologia de fraudes ser ofendido como fosse contra o senhor que eventualmente anda a manipular os resultados eleitorais. ta a doer porq disse a verdade e todos acabarão sabendo que o mpla vive de burlas para evitar roubalheira.
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
ndonga
0
 
 
Mandavid nao e ba kongo e osatana que nao sabe onde irrre ou diabo
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
Luis de Carvalho
-2
 
 
Sr Makuta, o teu radicalismo leva-te muitas vezes a afirmas coisas absurdas, voce acha que todas as eleições realizadas no continebte africano são fraudulentas? voce acha que nao há eleições justas e transparentes? assim queres dizer o que? que as eleições de 2012 ja são fraudulentas mesmo que ainda nao as realizamos, porque no teu entender em africa não ha eleições democraticas. Meu senhor, deixa de fazer estas afirmações porque nao fazem sentido num mundo que esta a evoluir.
assim queres dizer o que? as eleições nao sao boas para os africanos? querias que continuassemos no seculo XXI agrupados em reinos?´`oh mais vejo reveja a tua conduta, estas a defender posicionamentos absurdos
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
anónimo
+5
 
 
Como é que alguém com a responsabilidad e deste homem, que apregoa uma africanização radical da coisa angolana e das suas tribos, agora pede para se ocidentalizar a transparência das eleições de Angola?
Ou partimos para o progresso, evoluímos, trazemos democracia, acabamos com este governo falacioso, e criamos condições para haver um verdadeiro estado de direito, ou então regredimos e voltamos ao tempo dos reinos africanos onde o povo não votava.
De resto, Makuta tem alguma razão em muita coisa, pois regra geral, em África há irregularidades nas eleições, não obstante achar que neste momento, esta Unita com Numa e com apoio deste instigador do ódio e do racismo, nunca ganharia eleições em Angola.
Claro que os mais de 80% dos votos conquistados pelo MPLA nas últimas eleições, são mais que muito duvidosos, mas por ora e como as coisas estão, o MPLA ganha as eleições facilmente, porque mesmo os do povo que estão contra a corrupção, o desleixo, e a mafia de JES, têm medo de enveredar pelo caminho do a violência e os discursos de Numa e Makuta, têm muitas verdades, mas estão carregados de conflito latente.
Com Chivukuvuku a liderar, e com um programa que abrangesse todos os angolanos, sem excluir raças, nem simpatizantes doutros partidos, a UNITA ganhava as eleições de caras.
Como estão as coisas, antecipar fraudes e fomentar a revolta é apenas fuga para a frente de quem sabe que não vai ganhar as eleições.
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
negão
+5
 
 
o mais velho makuta apenas quer despertar as pessoas das possiveis manipulações que ocorrem quando acontece eleições, não querendo dizer que queremos voltar a idade da pedra como alguns comentaristas acima afirmam, as eleições ao seu todo tem que ser justas e transparentes.
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
Maria
+6
 
 
quem nao ama MAKUTA volta para o Cabo verde, Portugal, Sao tome, nos os genuinos amamos ele.
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
anónimo
+5
 
 
Voltar significa regressar, recolocar-se no ponto de origem.
Como é que angolanos podem voltar para S.Tomé. ou cabo Verde ou Portugal se não são de lá?
E aquela multidão que no dia 5 de Março saiu às ruas em Luanda eram todos tugas, cabo-verdianos e são-tomenses ?
Deixem de ser atrasados e reconheçam que há milhões de angolanos genuínos que não se revêem na perspectiva de Makuta, e esses ANGOLANOS têm o direito a viver na terra deles, com as ideias que têm.
Felizmente isto não é nem será a URSS nem a Jamba, onde quem pensa diferente é preso, morto ou expulso da sua pátria.
Nem o filho da mãe do Zédu é tão tirano como essa tal de Maria
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
Manuel Jamba Kaxaxa
+3
 
 
Realmente que sim, sao gente vindo do diferente pais da CPLP faz de angola o quintal da mana joana, onde pode enriquecer facilmente, onde pode exzercer cargo do genuino
sao essas pessoa Matuta e Wilhem Tony se atira contra eles, e nos angolano os genuino gostamos disto, porque apareceu alguem depois de 35 anos a defender os genuino e abrir olho dos genuinos, coisa que era tabu no passado falar, hoje graca a tribunal international diminuiu as ameanca a nivel mundial, Oque a maria esta referir sao os portugues, cabo verdianos, Santomense que se faz de angolano para ganha vida facilmente e explorar o petroleo de cabinda, soyo, diamante da lunda, peixe de Angola que o dono da terra nao tem direito, os que estao contra makunda e outros que defende direito dos genuinos nao sao angolano, sao suspeito de estrangeiro, faco a palavra as palavra da Maria e 100%langa minha. Ninguem esta sastifeito neste governo maligno, assassino, criminoso, é inaceitavel os cabo verdiano ter um pais muito bem organizado que angola, é inaceitavel portugal seja mais rica que Angola, é inaceitavel o angolano comprar combustivel na bixa e em cabo verde o portugal comprase como quizer. isto da mesmo suspeito que Angola é roque santeiro dos Tuga, Brazileiro, Santolas e agora é libanes e ost africano.
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
POTTER
+2
 
 
ACHO QUE O DR. MANDAVID ESTÁ CHOCADO. A VERDADE É ÚNICA.
APRENDA COM MAKUTA NKONDO.
MANDAVID É FANÁTICO, CLASSICO-O COMO ANAFABETO.
AVANTE MAKUTA NKONDO..... TUSIKAMENE.
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
ANGOLANO
+3
 
 
Quem utiliza racismo e tribalismo na sua linguagem, perde de imediato qualquer legitimidade em criticar o que quer que seja. O que temos que fazer a unirmos todas as nossas forças para que Angola siga um caminho de progresso e desenvolvimento. Todos somos poucos. Angola é enorme, é um país despovoado e deveríamos agradecer aos estrangeiros que vêm para aqui trabalhar. As grandes nações desenvolveram-s e com a força dos emigrantes. Agora precisamos é de ter um governo competente e que consiga organizar a sociedade. Se o estrangeiro chega em Angola e vê um pais sem qualquer lei, vai enveredar pelos maus caminhos. Para começar se quiser tratar de um documento é confrontado com os corruptos que trabalham nas empresas estatais e que mais não fazem do que extorquir dinheiro, com a dita gasosa. Temos que nos dar o respeito para sermos respeitados. Vamos é lutar para que o MPLA e o seu governo, ou mudam de políticas ou então dar as rédeas a Angolanos mais competentes. Temos qu começar por pedir liberdade de imprensa e de expressão para que o JA. TPA e RNA cumpram com a sua missão que é de informar com verdade.
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
londrino
0
 
 
em africa estamos muito longe para termos eleicoes democraticos e o tempo passa nada acontece este vai ser o nosso destino sempre e uma pena
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
A g i t a d o r
+1
 
 
Faltou a fraude escandalosa do impedimento dos cidadãos que estão cá fora na Diáspora em votarem nas Eleições da SUA terra, coisa única entre todos os Palop´s o que só por si já é UMA VERGONHA para quem se quer dar numa de EXEMPLO para os outros !

Como é, Sr. Makuta, afinal TAMBÉM nos considera "dispensáveis" como fazem actualmente os Ditadores que combate ou FINGE combater só para lhes tomarem os lugares e se comportarem depois PIOR ?

Nem com os seus "compatriotas" Bakongos que estão também BWÉ cá fora, também deles se esqueceu ou também acha que por estarem fora perderam o direito à Nacionalidade como muitos pensam ? Ahahaahh, dessa gostei, você NÃO PRESTA mesmo também... aliás, você é em potencial muito PIOR que os actuais, seu incivilizado vestido de fato e gravata !

No meu tempo, o meu kota "colono" pula usava Balalaica que era muito mais fresco e AFRICANO e nunca fato e gravata, totalmente irrealista para o nosso clima e por demais ocidentalizado ! Eu então mesmo aqui na Europa NUNCA ganhei esse hábito ridículo de usar fato e muito menos uma gravata, livra !!!
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
Soyense
+1
 
 
O gatuno só tem duas coisas quando é apanhado a roubar, ou mata-te, ou defende-se, por tanto! Dos que não concordam com o Sr. Makuta Nkondo são os tais organizador das possíveis fraudes que poderão acontecer em 2012, Eh pá, todos somos iguais perante a lei, e o Mpla é uma Equipa que vai disputar com outras equipas, neste caso, terá que ter um arbitro neutro, com poder de dicidir no campo de futebal seria um problema, qual é o problema de não haver um CNE independente? O Mpla quer ser jogador e arbitro ao mesmo tempo? Se assim for; então! Suspeita-se que algo caricato poderá acontecer em 2012.
=====================================================================================
The burglar has only two things when he is caught stealing, either kills you or defends himself, for both! Those who do not agree with Mr. Makuta Nkondo are such organizer of possible fraud that may happen in 2012, Eh!, all are equal before the law, and the Mpla is a team that will compete with other teams, in this case, you must have a neutral arbitrator, with power to choose in the field of football, would it be a problem? what is the problem of not having an independent electoral national comission? The Mpla wants to be a player and umpire at the same time? If so; then! It is suspected that something odd can happen in 2012.
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
Dr mandavid
-2
 
 
You are stupid, just like anormal human beeeng.
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
p/ Mandabufo
+4
 
 
O paspalho quis escrever being, ou boeing, ou bean ou been?
"Beeeng" é vocábulo inventado pelo gentio que fala inglês de matumbo do kinbo
O seu nome*

Email

Código de segurança


Comentário*

Todos os comentários devem ser escritos em letra minúscula e em língua portuguesa.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do portal angola 24 Horas. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Portal Angola 24 Horas. Poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

*Campo obrigatório.

ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar
Cancelar
 
 
 
 
 
 

Facebook

 

Debates & Debates

O MPLA e as mentiras sobre o “4 de Fevereiro”

News image

As pessoas apresentadas hoje como nacionalistas, eram na verdade delinquentes, gatunos e violadores de mulheres...

More in: Debates & Debates

Africa & Mundo

Barack Obama vai visitar Senegal, África do Sul e Tanzânia em Junho

News image

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai visitar Senegal, África do Sul e Tanzânia entre 26 de junho e ...

More in: Internacional

Desporto

FC Porto campeão português de futebol pela 27ª vez

News image

O Benfica, que precisava de vencer e que o FC Porto não o conseguisse para somar o seu 33º titulo, ganhou em casa ao Moreirense por 3-1, com tentos do ...

More in: Desporto

Saúde & Ciência

Ranking Africa: Nenhuma universidade Angolana entre as "100 Melhores" de África

News image

O ranking de 2013 das 100 melhores universidades de África publicada nesta terça-feira, pelo o site International Colleges and Universities (ICU) não confirmo nenhuma a Universidade Angolana entre as 100 ...

More in: Saúde & Ciência

 
 
Copyright © 2013 Angola 24 Horas - Todos os direitos reservados (Grupo Media vox populi)