Domingo, 02 de Novembro de 2025
Follow Us

As duas instituições anunciaram a realização de parcerias com bancos internacionais para a abertura de contas correspondentes em dólares e euros. O acordo marca o regresso de bancos norteamericanos ao sistema financeiro angolano, mais de 10 anos depois das operações de compra e venda de moeda estrangeira terem sido suspensas suspeitas de lavagem de dinheiro nas transacções financeiras no país.

O Banco de Fomento Angola abriu contas em dólares e euros com o Deutsche Bank, tornando-se a primeira instituição angolana a fazer isto. A parceria visa fortalecer a integração no sistema financeiro internacional.

O Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) retirou hoje a África do Sul, a Nigéria e o Burkina Faso, além de Moçambique, da "lista cinzenta" de países ou jurisdições com "deficiências estratégicas" na luta contra o branqueamento de capitais.

A China quadruplicou o crédito externo na sua moeda, o yuan, nos últimos cinco anos, incluindo empréstimos a Angola e Brasil, acelerando o esforço para reduzir a dependência do dólar e internacionalizar a sua moeda.

Angola arrecadou, no terceiro trimestre deste ano, 6,2 mil milhões de dólares (5,3 mil milhões de euros) com a exportação de petróleo bruto, uma diminuição de 22,24% comparativamente ao período homólogo de 2024, divulgou hoje o Governo.

Angola pode adiar o reembolso de um empréstimo de mil milhões de dólares junto da JP Morgan para otimizar a gestão da dívida pública e evitar a concentração, diluindo os reembolsos, revelou hoje fonte oficial.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) baixou a previsão de crescimento da economia de Angola para 2,1% este ano, o mesmo que para 2026, melhorando a estimativa anterior de crescimento para a região da áfrica subsaariana, para 4,1%.

Página 1 de 476